Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Junho > Corregedor-geral da Justiça Federal abre trabalhos de inspeção no TRF5

Corregedor-geral da Justiça Federal abre trabalhos de inspeção no TRF5

publicado 12/06/2012 14h00, última modificação 11/06/2015 17h04

Ministro João Otávio de Noronha destacou a importância do papel do juiz como gestor

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, abriu na tarde de ontem (11), no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE), os trabalhos de inspeção ordinária. O ministro preferiu referir-se à inspeção como uma consultoria. “O nosso objetivo é colhermos dados para aperfeiçoarmos a gestão na Justiça Federal. Sei que o fluxo de processos aqui no TRF5 funciona muito bem. E é muito bom a gente chegar num tribunal já com essa informação”, concluiu.

O presidente do Tribunal, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, deu as boas-vindas ao ministro Noronha e sua equipe. “Nós gostamos de ser alvo de correições, pois são oportunidades de nos exibirmos. Quanto mais a Corregedoria pesquisar o nosso Tribunal, melhor”, disse o presidente do TRF5, em tom de descontração.

Gestão – Enfatizando o papel do juiz na atualidade e a importância do magistrado ser um gestor, e não apenas um julgador, o corregedor-geral da Justiça Federal disse que o juiz é um gestor nato por natureza. “Ele tem que gerir a distribuição dos processos, gerir a qualidade de suas decisões. Ele tem que planejar e decidir. Nós precisamos entender que, ao lado do conhecimento jurídico, o juiz tem que trabalhar seu lado administrador. Ele tem que se atualizar. E esse é o grande papel das escolas da magistratura. Não é para ensinar Direito Constitucional, Direito civil. É para ensinar os juízes a planejar, a gerir; a saber medir a repercussão da sua decisão no meio social”, destacou.

O corregedor salientou ainda a necessidade da modernização dos tribunais. “O que nós queremos hoje é trabalhar num tribunal que tenha o viés da modernidade. Que seja devidamente informatizado”, complementou, referindo-se ao TRF5 como modelo em implantação de sistemas, a exemplo do Processo Judicial eletrônico (PJe).

O ministro-corregedor saudou os presentes e apresentou a sua equipe, composta pelos desembargadores federais Sérgio Schwaitzer (TRF2) e Luis Carlos Hiroki Muta (TRF3), além dos juízes federais Hermes Gomes Filho (1ª Região), José Paulo Baltazar Júnior (4ª Região), Márcio Flávio Mafra Leal e Jorge Gustavo Serra Macêdo Costa (1ª Região), auxiliares da Corregedoria Geral. A inspeção se estenderá até o dia 20/06, abrangendo secretarias, gabinetes dos desembargadores, seções e setores da Corte. No período, as atividades jurisdicionais e administrativas não sofrerão alterações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 5ª Região