Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Maio > Remédio sem princípio ativo pode ter causado a morte de vítimas de câncer

Remédio sem princípio ativo pode ter causado a morte de vítimas de câncer

publicado 07/05/2012 15h30, última modificação 11/06/2015 17h04

Um erro gravíssimo que tirou de crianças vítimas de câncer, a chance de lutar contra a doença. Este é um dos assuntos do Via Legal desta semana. Erica Resende esteve em Campinas, no interior de São Paulo, para contar a história que mistura dor, sofrimento e superação. Um laboratório colocou no mercado um medicamento sem o princípio ativo mais importante. O caso chegou à Justiça Federal que condenou a empresa a indenizar a família das vítimas.  A gravidade do episódio impressionou até o juiz que decidiu o processo.

Em outra reportagem, tem a luta de um pai viúvo para garantir o direito de ficar afastado do emprego para cuidar do filho recém-nascido. A mulher dele morreu algumas horas depois do parto e, mesmo assim, ele foi obrigado a voltar ao trabalho uma semana após o nascimento. Viviane Rosa explica que o caso não é único e que a alternativa encontrada por quem está nessa situação tem sido recorrer à Justiça. 

Direto de Pernambuco, Juliano Domingues denuncia um crime ambiental. Apesar do rigor da legislação e das ameaças de punição, o governo estadual ainda permite que o esgoto seja jogado diretamente no mar, sem nenhum tratamento. Por causa da irregularidade, o Estado foi condenado pela Justiça Federal. Entre as punições, está a obrigação de  adequar as estações de tratamento à legislação ambiental.

Denise Moraes também trata de danos ambientais. Ela mostra as conseqüências do crescimento imobiliário em Búzios, no litoral carioca.  A privatização de  uma praia levou os donos de um hotel ao banco dos réus e eles foram obrigados a liberar o acesso a moradores e turistas. Quem vive na região, reclama de pessoas que ainda desrespeitam os limites para a exploração de espaços que, por lei, são de todos. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

09 de maio – quarta-feira 21h30
12 de maio – sábado 18h30
14 de maio – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
12 de maio - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

13 de maio – domingo 6h