Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Maio > Via Legal mostra prejuízos e consequências da falsificação de atestados médicos

Via Legal mostra prejuízos e consequências da falsificação de atestados médicos

publicado 28/05/2012 13h00, última modificação 11/06/2015 17h04

Na edição desta semana, o Via Legal destaca uma prática criminosa, que causa muitos prejuízos e que, mesmo assim, ainda se repete em todo o Brasil.Trata-se do hábito de apresentar atestados médicos irregulares para justificar faltas ao trabalho. Denise Moraes esteve no Espírito Santo, onde o assunto foi parar na Justiça. Um professor universitário responde a processo por fraudar cinco documentos entregues à instituição. Depois de receber denuncias como a de uma empresa do setor de limpeza que recebeu seis mil atestados irregulares no período de um ano, o Conselho Regional de Medicina resolveu tomar providências para reduzir o crime.
 
Outro assunto abordado nesta edição são as conseqüências do uso do cigarro dentro de uma aeronave. Em todo o país, são muitos os casos de pessoas que não resistiram ao vício e que acabaram tendo problemas por ter desrespeitado a lei e fumado durante um voo.Viviane Rosa mostra alguns exemplos e explica porque a prática é proibida. A reportagem traz ainda dicas de especialistas para quem é dependente do tabaco e vai fazer uma viagem aérea.

Direto de São Paulo, Erica Resende destaca as vantagens e os números mais recentes da aplicação de penas alternativas no Brasil. A cada dia mais juízes decidem trocar a cadeia pela realização de serviços comunitários ou mesmo pelo pagamento de multas na hora de determinar a punição a acusados por crimes de menor potencial ofensivo. Do outro lado,  quem recebeu a chance de acertar as contas com a sociedade longe dos presídios, agradece.
 
Juliano Domingues mostra um crime que, embora envolva pequenos valores, tem grande importância para a defesa do meio ambiente. Um fazendeiro de Pernambuco foi condenado pela Justiça Federal por ter desmatado um hectare, o equivalente a um campo de futebol, da vegetação nativa. O que fez desse caso, uma situação especial foi o fato de a área devastada fazer parte do pouco que resta da Mata Atlântica no Brasil.


O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

30 de maio – quarta-feira 21h30
02 de junho – sábado 18h30
04 de junho – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
02 de junho - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

03 de junho – domingo 6h