Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Março > Justiça intervém para impedir desaparecimento do Encontro das Águas

Justiça intervém para impedir desaparecimento do Encontro das Águas

publicado 07/03/2012 16h20, última modificação 11/06/2015 17h04

Um fenômeno único, ameaçado pelo avanço econômico. O Via Legal desta semana destaca o impasse envolvendo a construção de um porto na região conhecida como encontro das águas nos rios Negro e Solimões. Viviane Rosa esteve no Amazonas para repercutir a mobilização que coloca em lados opostos ambientalistas e governo estadual. Por ordem da Justiça, as obras foram suspensas até que sejam concluídos os estudos sobre o tombamento do local.

Outro destaque desta edição é a decisão dos tribunais de permitir que o país coloque em
funcionamento  mais uma usina nuclear. A unidade, que está sendo construída em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, deve ser inaugurada até 2015. Denise Moraes conversou com os responsáveis pelo investimento e também com moradores da região. Por lei, a comunidade precisa ser orientada sobre como agir em caso de acidente.

Direto de São Paulo, Erica Resende mostra a vitória de uma estudante que corria o risco de ser reprovada por falta. Como é sabatista, ela não assistiu às aulas de sexta feira à noite. A jovem chegou a pedir à universidade para que as ausências fossem compensadas pela apresentação de trabalhos, mas a resposta foi negativa. O alívio só veio com uma determinação judicial.

Ainda sobre o tema, o Via Legal recorda exemplos de brasileiros que precisam conciliar as limitações da igreja com os compromissos de trabalho e da escola. Um atleta do sul do país desistiu da carreira de jogador porque não podia entrar em campo nas tardes de sábado.
 
Juliano Domingues conta a história de famílias que há duas décadas ocupam de forma irregular uma área de proteção ambiental entre os municípios de Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba. Depois de um longo período de incerteza, os moradores conseguiram se livrar da ameaça de despejo. O desafio agora é evitar novos danos à vegetação nativa formada por Mata Atlântica.
  
Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

07 de março – quarta-feira 21h30
10 de março – sábado 18h30
12 de março-  segunda-feira 21h30

TV CULTURA
10 de março - sábado  07h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

11 de março - domingo 6h