Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Março > Programa Via Legal comemora edição nº 500

Programa Via Legal comemora edição nº 500

publicado 26/03/2012 12h00, última modificação 11/06/2015 17h04

A edição de nº 500 do programa de TV Via Legal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), será exibida nesta semana na TV Justiça, na TV Cultura, na TV Brasil e em 25 emissoras regionais do país. São quase 10 anos de exibição ininterrupta e a manutenção de uma linha editorial que se pauta sobretudo pelo interesse público dos conteúdos a serem divulgados. Em uma iniciativa inédita na TV brasileira, o Via Legal busca aproximar o cidadão da realidade da Justiça Federal, abordando, de modo claro, objetivo e didático, assuntos relacionados às decisões tomadas pelos juízes e desembargadores federais. A intenção é fazer com que o telespectador entenda de que modo as decisões judiciais afetam a sua vida.

O CPJUS é coordenado pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal e composto pelas assessorias de Comunicação Social dos cinco tribunais regionais federais, que, além do Via Legal, produzem o interprograma Momento Ambiental, o programa de rádio Rádio Cidadania Judiciária e a revista impressa Via Legal. O programa Via Legal já foi consagrado com diversos prêmios de importância nacional, com o Prêmio Especial pelo Resgate Histórico do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, o Prêmio Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, o Prêmio Imprensa Embratel e III Prêmio AMB de Jornalismo.

Para comemorar a edição nº 500, o programa Via Legal desta semana recorda algumas reportagens que se destacaram ao longo dessa década de trabalho.

Um dos exemplos mostrados nesta edição é a trajetória de um engenheiro de Curitiba. Ao saber que o filho tinha uma doença rara e sem possibilidade de cura, ele passou a se dedicar integralmente à luta para garantir qualidade de vida ao menino. O homem corria o risco de perder a casa onde mora, mas uma decisão judicial impediu o leilão do imóvel.

A medida que garantiu em tempo recorde a cirurgia a um recém-nascido com problemas cardíacos é outro destaque. O bebê, que mora na Paraíba,  corria risco de morte e só foi levado para a capital paulista onde  recebeu atendimento, depois que o caso chegou aos tribunais.

O programa mostra também as conseqüências de grandes erros do Estado. Tem o drama de vítimas e parentes de quem sofreu as conseqüências do maior acidente radioativo já registrado no país: a contaminação pelo Césio 137, em Goiânia. Já no Espírito Santo, o Estado foi condenado a garantir atendimento médico a antigos servidores de um posto de saúde. Eles foram contaminados por um veneno usado no combate à dengue. 

Decisões históricas como a que garantiu a posse integral da Reserva Raposa Serra do Sol aos índios também são relembradas neste programa especial. O impasse que durou décadas terminou em 2009, com a saída dos fazendeiros da área demarcada pelo governo.

 O Via Legal apresenta ainda o desfecho de questões curiosas e inusitadas como a  luta de quem não consegue abrir mão de um papagaio de estimação ou a ordem que suspendeu uma medida polêmica. Durante quase uma década, as prostitutas de um pequeno município gaúcho foram obrigadas por lei a fazer exames periódicos de HIV.

Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO DO VIA LEGAL

TV JUSTIÇA

28 de março – quarta-feira 21h30
31 de março – sábado 18h30
02 de abril -   segunda-feira 21h30

TV CULTURA
31 de março - sábado  07h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

1º de abril - domingo 6h