Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Novembro > Via Legal recorda histórias de erros graves cometidos em hospitais de todo o país

Via Legal recorda histórias de erros graves cometidos em hospitais de todo o país

publicado 05/11/2012 15h15, última modificação 11/06/2015 17h04
Programa a ser exibido entre 7 e 13 de novembro

Nesta edição, o programa Via Legal explica como podem ser graves as consequências de um erro quando ele é praticado por profissionais da área de saúde. Em todo o país sobram exemplos de pessoas que foram obrigadas a conviver com sequelas graves por causa deu m descuido ou da irresponsabilidade de quem deveria cuidar. A boa notícia é que cada vez mais gente está disposta a exigir a punição dos culpados.

Em uma das reportagens, Viviane Rosam mostra o drama de três famílias obrigadas a conviver com as consequências da negligência médica em um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher: o parto. Três crianças que tinha tudo para nascer com saúde, mas que acabaram com sequelas por causa do que aconteceu  na hora do nascimento. Os responsáveis já foram condenados nos tribunais.

A história que vem de Curitiba, também envolve uma criança e o desfecho foi ainda mais grave. O menino morreu por causa de um traumatismo craniano. Ele caiu da maca durante um atendimento em um hospital público. As investigações comprovaram a falhada unidade de saúde que terá de indenizar a família.

O programa também recorda um caro raro em que, em vez de evitar, o remédio provocou a doença. A vítima é um menino da Paraíba que teve paralisia infantil depois de receber as tradicionais gotinhas. O caso dele ajuda a explicar a decisão do governo de mudar a forma de imunizar as crianças contra a poliomielite. Desde o mês de agosto, as duas primeiras doses da vacina são injetáveis. A reportagem é de Juliano Domingues.

Denise Moraes mostrou o sofrimento e também a reação de uma família do Rio de Janeiro que foi à Justiça para esclarecer as circunstâncias da morte de uma aposentada. Ele morreu a caminho de casa depois de receber alta médica.  O problema é que no prontuário da paciente consta uma observação para que a liberação fosse revista. O hospital ainda tentou transferir a culpa para os filhos da vítima, mas  acabou condenado.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

07 de novembro – quarta-feira 21h30

11  de novembro – domingo 12h

12 de novembro  – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

10 de novembro - sábado 7h

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

11 de novembro – domingo 6h