Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Outubro > Via Legal mostra alternativas para prisão domiciliar de estrangeiros

Via Legal mostra alternativas para prisão domiciliar de estrangeiros

publicado 15/10/2012 19h35, última modificação 11/06/2015 17h04

O Via Legal dessa semana apresenta uma alternativa para garantir que estrangeiros condenados no Brasil possam ter direito à chamada progressão de regime.  Em Campinas (SP), a iniciativa de uma Organização não Governamental (ONG) abriu caminho para algumas pessoas que agora estão em prisão domiciliar. Erica Resende mostra a realidade de quem foi beneficiado pela medida.

 

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes conta a trajetória de um ex-militante  que foi à Justiça para ser indenizado por causa da violência sofrida durante o Regime Militar. A alegação foi que a reparação determinada na esfera administrativa não era suficiente para compensar os danos sofridos. Nos tribunais, prevaleceu o entendimento que o acerto de contas está completo.

 

O programa também mostra o desfecho de uma história que causou dor e muito aborrecimento a um professor do Rio Grande do Norte. Ele caiu em um buraco aberto por causa de uma obra no campus da Universidade Federal. Juliano Domingues conta o que diz a lei e como este tipo de negligência pode custar caro ao Estado.

 

Nara Sarmento explica o que pode acontecer com trabalhadores que recebem de forma indevida o seguro-desemprego. A prática que esconde um crime e pode terminar em processo ainda é comum em todo o país. Em Porto Alegre, o governo resolveu bloquear o benefício para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

 

De Brasília, o destaque é a mobilização de universitários que tentam alterar o horário das aulas para conciliar com o estágio. Viviane Rosa explica que nem sempre o procedimento é feito de forma tranquila e, em alguns casos, a dor de cabeça só é resolvida quando o caso chega aos tribunais.

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

 

 

Horários de exibição

 

TV JUSTIÇA

 

17 de outubro – quarta-feira 21h30

21  de outubro – domingo 12h

22 de outubro  – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

20 de outubro - sábado 07h

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

 

21 de outubro – domingo 6h