Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Outubro > Via Legal mostra que condenados pela Lei Maria da Penha podem ter de ressarcir INSS

Via Legal mostra que condenados pela Lei Maria da Penha podem ter de ressarcir INSS

publicado 01/10/2012 16h40, última modificação 11/06/2015 17h04

Agressores de mulheres não estão na mira apenas da polícia. O INSS começou uma verdadeira cruzada para receber de volta o que gastou com o pagamento de benefícios previdenciários às vítimas ou a seus dependentes. Este novo modelo de ação rescisória é um dos assuntos em destaque no Via Legal desta semana. Viviane Rosa mostra quais são os personagens dos primeiros processos e qual a expectativa em relação aos resultados da iniciativa.

Direto do Rio de Janeiro, Denise Moraes traz o desfecho de uma disputa envolvendo o direito à educação. Uma universitária beneficiada pelo programa Universidade para Todos, o Prouni, perdeu a bolsa depois de ser aprovada no vestibular de uma instituição pública. Ela recorreu à Justiça, mas não conseguiu recuperar a vaga. Nos tribunais, prevaleceu o entendimento de que o Estado não deve pagar, ao mesmo tempo, dois benefícios a uma única pessoa.

Ainda sobre educação, o Via Legal conta a história de um jovem de Guiné Bissau que corria o risco de perder a vaga em uma universidade gaúcha. A autorização para viver no Brasil estava vencida e ele não tinha dinheiro para pagar a taxa cobrada pela renovação do documento. O  rapaz precisou do aval da Justiça para regularizar a situação e manter o sonho de concluir o curso de Direito. A reportagem é de Nara Sarmento.

Erica Resende apresenta os argumentos de emissoras de rádio que defendem o fim da obrigatoriedade de transmissão da Voz do Brasil das 19 às 20 horas. Algumas garantiram a flexibilização do horário depois de recorrerem à Justiça. Outras, ainda questionam o procedimento. O assunto também é tema de projetos em discussão no Congresso Nacional. 

O programa também repercute a ação envolvendo assentados da reforma agrária que teriam trocado o cultivo da terra pela extração de areia. Juliano Domingues conta que, como não tinha licença da União para investir na atividade, o grupo que vive no interior de Pernambuco acabou denunciado.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

03 de outubro – quarta-feira 21h30
07 de outubro – domingo 12h
08 de outubro  – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
06 de outubro - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

07 de outubro – domingo 6h