Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Setembro > Juíza Simone Barbisan é homenageada durante Seminário sobre os 10 anos dos JEFs

Juíza Simone Barbisan é homenageada durante Seminário sobre os 10 anos dos JEFs

publicado 14/09/2012 16h40, última modificação 11/06/2015 17h04

Após a conferência inicial do Seminário sobre os 10 anos dos Juizados Especiais Federais, nesta quinta-feira (13/9), em Curitiba, a juíza federal Simone Barbisan Fortes foi homenageada por ter sido pioneira na experiência de implantação de um juizado especial federal, antes mesmo da criação oficial dessas unidades. A magistrada, que trabalha na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, recebeu uma placa e assistiu, junto com os participantes do evento, a exibição do vídeo em sua homenagem, produzido pelo Centro de Produção de Programas da Justiça Federal (CPJUS).

O pequeno documentário destaca a importância de Simone Barbisan para o funcionamento do projeto piloto que testou as regras do novo modelo de atendimento ao cidadão. As atividades do juizado experimental começaram em 2001, na 3ª Vara Previdenciária de Porto Alegre. Apaixonada pela causa, a juíza federal continuou a desempenhar papel de destaque também quando os juizados especiais federais foram de fato instituídos, com a edição da Lei 10.259, de 2001. No vídeo, a magistrada lembra que, antigamente, a demanda era tanta que em um único dia chegava a receber a mesma quantidade de processos de um mês inteiro.

Em seu discurso no Seminário, ela afirmou que esse tipo de serviço prestado pelo Judiciário atual tem ajudado a ditar os rumos da Justiça no País. “Deixamos de ser uma Justiça de papel para ser uma Justiça humanizada. Podemos, agora, fazer com que o espírito dos juizados especiais federais ilumine toda a Justiça Federal, olhando para o passado com orgulho, para, a partir dele, projetar um bom futuro, no qual o humanismo possa superar o economicismo”, conclamou a homenageada.