Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Setembro > Via Legal: estudante que fez supletivo pode ser beneficiado por política de cota

Via Legal: estudante que fez supletivo pode ser beneficiado por política de cota

publicado 24/09/2012 15h30, última modificação 11/06/2015 17h04

Na edição desta semana, o programa Via Legal apresenta duas reportagens sobre educação. Uma delas trata das limitações envolvendo o sistema de cotas. Já a outra, traz a briga de universitários para estudar no exterior. Juliano Domingues contou a trajetória de um aluno de Comunicação Social que foi barrado no programa Ciências sem Fronteiras do governo federal.  Ele só conseguiu confirmar a viagem para a Itália, onde fará intercâmbio, depois de recorrer à Justiça Federal. 

Viviane Rosa repercute a decisão judicial que obrigou uma universidade de Minas Gerais a aceitar a matrícula de um estudante que concluiu o ensino médio pelo modelo supletivo. Pelas regras previstas na política de cotas adotada pela instituição, apenas quem estudou no sistema regular tem direito à vaga. O aluno recorreu e conseguiu ter o nome incluído entre os aprovados.

Direto de São Paulo, tem um movimento que pode reduzir a quantidade de ações de cobrança. Com o aval da Justiça, conselhos de classe investem na conciliação para acertar as contas com profissionais inadimplentes. No caso dos corretores de imóveis, a estimativa é que 30% do total de associados estejam com a anuidade atrasada. Os acordos incluem a redução dos juros e o parcelamento das cotas. A reportagem é de Erica Resende.

Apesar da desativação, o aterro sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, continua sendo motivo de preocupação ambiental. Denise Moraes esteve no local para detalhar uma denúncia que chegou aos tribunais. A suspeita é que falhas na manutenção do espaço estejam permitindo que restos de materiais orgânicos e até poluentes sejam liberados diretamente na natureza.  

Nara Sarmento mostra o projeto destinado a salvar baleias francas que todos os anos visitam a costa catarinense. Os animais já estiveram ameaçados de extinção e hoje são monitorados por integrantes de uma Organização não Governamental. O problema é que a ONG cometeu erros na hora de prestar contas dos recursos recebidos de uma empresa pública e, por isso, teve o patrocínio suspenso. Uma ordem judicial manteve a iniciativa.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

26 de setembro – quarta-feira 21h30
30 de setembro – domingo 12h
01 de outubro  – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
29 de setembro - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

30 de setembro – domingo 6h