Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Abril > Na semana do trabalhador, Via Legal tem edição especial sobre o tema

Na semana do trabalhador, Via Legal tem edição especial sobre o tema

publicado 29/04/2013 14h55, última modificação 11/06/2015 17h04

O Via Legal dessa semana é dedicado ao trabalhador. O programa recorda histórias que mostram conquistas e desafios enfrentados por profissionais de todo o país. As reportagens retratam situações que vão das dificuldades para entrar no mercado de trabalho à luta por uma aposentadoria justa. 

Juliano Domingues esteve no interior de Pernambuco para mostrar que muitos brasileiros ainda são tratados como escravos. A estimativa é que sejam pelo menos 20 mil vítimas em todo o país. No caso do Nordeste, os principais responsáveis são donos de engenhos. Alguns, já foram condenados pelo crime. A matéria também traz relatos de boias-frias sobre as condições de trabalho a que costumam ser submetidos. 

As chamadas ações regressivas são outro assunto abordado nesta edição. Erica Resende conta que, há pelo cinco anos, o INSS decidiu acionar a Justiça Federal contra empresas que ignoram regras criadas para evitar acidentes de trabalho. Em São Paulo, uma metalúrgica teve de arcar com os benefícios pagos a uma prensista que perdeu a mão ao operar uma máquina. Uma decisão parecida com a tomada no sul do país onde um estivador morreu depois de ser arremessado contra a parede. Neste caso, a conta será dividida entre os responsáveis pela administração do porto.

O programa também traz histórias em que a punição judicial foi imposta ao trabalhador. Em Minas Gerais, um professor universitário perdeu o cargo por excesso de faltas. Ele foi denunciado depois de um longo período de descompromisso com a instituição. No caso de uma servidora da Universidade Federal do Espírito Santo, a pena foi ainda mais rigorosa. Por ter se aposentado logo após uma licença para capacitação, ela foi condenada a devolver R$40 mil à faculdade.  

Viviane Rosa mostra como é difícil a vida de quem precisa voltar ao mercado de trabalho depois de passar algum tempo na prisão. Um vendedor ambulante de Brasília precisou brigar na Justiça para receber o diploma de vigilante. Ele fez o curso, mas a Polícia Federal se recusava a emitir o certificado, mesmo após o cumprimento integral da sentença.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com     

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

01 de maio – quarta-feira 21h30

04 de maio – sábado 18h30

06 de maio – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

04 de maio - sábado 07h

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

05 de maio – domingo 6h