Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Abril > Presidente do CJF saúda novos membros

Presidente do CJF saúda novos membros

publicado 30/04/2013 18h35, última modificação 11/06/2015 17h04

Fizeram sua estreia como membros efetivos do Conselho da Justiça Federal (CJF), em sessão realizada nesta segunda-feira (29), o  ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e os desembargadores federais Sérgio Schwaitzer e Francisco Wildo Lacerda Dantas, recentemente empossados nas Presidências, respectivamente, dos Tribunais Regionais Federais da 2ª e da 5ª Regiões.

"Estou certo de que este Conselho terá os seus trabalhos enriquecidos com a presença de Vossas Excelências. Sejam muito bem-vindos, portanto", disse o presidente do CJF e do STJ, ministro Felix Fischer, ao saudar os novos membros efetivos do Colegiado. 
 
Natural de Maceió (AL), o Ministro Humberto Martins formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Iniciou sua carreira na Advocacia, tendo em seguida exercido o cargo de procurador do Estado de Alagoas e posteriormente nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, período em que exerceu também o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado. Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça em 2006, onde já atuou como membro da 1ª Seção, da 2ª Turma, da Corte Especial e do Conselho da Administração.

Natural do Rio de Janeiro, o desembargador Sérgio Schwaitzer graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes. Começou sua carreira como advogado, atuando no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e em seguida sendo empossado como juiz federal da Seção Judiciária de São Paulo e posteriormente lotado na Seção Judiciária do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de diretor do Foro. Ascendeu ao TRF da 2ª Região em 2001, onde já integrou e presidiu a 6ª e a 7ª Turmas, presidindo ainda a 4ª Seção, e tendo sido  coordenador dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região, corregedor-regional e diretor  do Centro Cultural Justiça Federal.

O desembargador Francisco Wildo é Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, tem Licenciatura Plena em Letras - Inglês pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Atualmente é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas.  Em 1984 foi empossado juiz federal da Seção Judiciária de Alagoas, tendo nesse ínterim exercido o cargo de corregedor eleitoral e de diretor do Foro daquela Seção Judiciária. Ascendeu ao TRF da 5ª Região em 2003, onde já foi membro e presidente da 1ª Turma, membro da 2ª Turma e corregedor-regional.

Ministro Humberto Martins

Na ocasião, o ministro Humberto Martins afirmou que procurará atuar com a eficiência, qualidade e celeridade exigidas pelas estratégicas funções de coordenação, padronização e fiscalização das atividades judiciárias e administrativas da Justiça Federal.

“Não tenho dúvidas de que este Conselho, em sua missão, exerce de modo efetivo a supervisão orçamentária, administrativa e o poder correicional da Justiça Federal, contribuindo, sobremaneira, para o controle e a orientação da Justiça Federal. Desse modo, são de suma importância os relevantes serviços prestados por esse Conselho à sociedade e ao país, nos seus mais diversos aspectos”, assinalou o ministro.

Martins afirmou que sem Justiça não há democracia, e sem democracia não há estado de direito. “Sempre defendi e defendo que, em qualquer atividade, o diálogo e o entendimento são o caminho preponderante para as melhores decisões e para o exercício pleno da cidadania e o fortalecimento das instituições”, finalizou o ministro.

O CJF tem em sua composição, como membros efetivos cinco ministros do STJ: o presidente, ministro Felix Fischer; o vice, ministro Gilson Dipp, o corregedor-geral da Justiça Federal,  ministro Arnaldo Esteves Lima, e os ministros Castro Meira e Humberto Martins. O Colegiado é composto ainda pelos presidentes dos cinco tribunais regionais federais do país, respectivamente os desembargadores federais Mário César Ribeiro, Sérgio Schwaitzer, Newton De Lucca, Marga Inge Barth Tessler e Francisco Wildo Lacerda Dantas.
 
Com informações do Superior Tribunal de Justiça