Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Abril > Via Legal mostra curiosidades e desafios do Sistema Penitenciário Federal

Via Legal mostra curiosidades e desafios do Sistema Penitenciário Federal

publicado 08/04/2013 14h55, última modificação 11/06/2015 17h04

O Via Legal desta semana exibe a primeira de uma série de reportagens sobre o presídio federal que funciona em Porto Velho, Rondônia. A unidade integra o Sistema Penitenciário Federal criado com o propósito de ser o destino dos presos mais perigosos do país. Nesta semana, Viviane Rosa explica como funciona o modelo e que medidas estão sendo discutidas para deixar o serviço ainda mais eficiente, sem que isso represente uma ameaça aos direitos dos presos. Um dos desafios é o que fazer com detentos que já cumpriram o tempo máximo de permanência no sistema, mas continuam sendo uma ameaça à segurança.

Direto de Pernambuco, Juliano Domingues mostra as consequências da inadimplência nos financiamentos habitacionais. Um contador perdeu o imóvel depois de deixar passar as oportunidades de negociação oferecidas pela Caixa Econômica. Para evitar esse tipo de desfecho, a dica de especialistas é que o interessado em comprar uma casa ou apartamento só feche o negócio se tiver certeza que as prestações cabem no orçamento doméstico.

Outro destaque desta edição do programa Via Legal é um acidente ambiental grave que, por pouco, não provocou uma verdadeira tragédia no sul do país.  O vazamento de ascarel, um óleo proibido por lei por ser altamente tóxico e cancerígeno, virou caso de Justiça. O produto estava em dois transformadores que foram abandonados pela Companhia Elétrica de Santa Catarina, e acabou atingindo o mar no norte de Florianópolis. Por causa da negligência, a empresa pública foi condenada pela Justiça a reparar os danos e a indenizar pescadores que, por uma questão de segurança, foram impedidos de trabalhar na região. 

Bernardo Menezes esteve na vila construída em 2007 para abrigar atletas que disputaram os jogos pan-americanos. Ao todo, são 1.480 apartamentos que, depois da competição, foram colocados à venda pela construtora responsável pela obra. O investimento é alvo de uma denúncia que está sendo analisada pela Justiça Federal. A maior suspeita é que houve superfaturamento no valor do aluguel pago pelo governo federal à empresa que construiu os imóveis. Na época, foram gastos R$ 15 milhões.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com     

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

10 de abril – quarta-feira 21h30

13 de abril – sábado 18h30

15 de abril – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

13 de abril - sábado 07h

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

14  de abril – domingo 6h