Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Agosto > SDI dá início à elaboração do plano de gestão do CEJ

SDI dá início à elaboração do plano de gestão do CEJ

publicado 28/08/2013 16h40, última modificação 11/06/2015 17h04

A Secretaria de Desenvolvimento Institucional do Conselho da Justiça Federal (SDI/CJF) realizou, na última sexta-feira, 24/8, reunião com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) a fim de definir um plano de gestão. Trata-se da primeira etapa do processo de aprimoramento de gestão no CJF. A elaboração desse documento representa um desdobramento do Planejamento Estratégico da Justiça Federal nas áreas — um trabalho que começou no início deste ano pela Corregedoria-Geral.

O secretário da SDI, Misael Guerra, abriu a reunião com a apresentação da metodologia que será utilizada. “O intuito desse encontro é buscar uma sincronia da gestão do Conselho. Os projetos das secretarias do CJF ainda não guardam plenamente identificação com o Plano Estratégico da Justiça Federal. Dessa forma, é importante que os objetivos estratégicos tenham a contribuição de cada área e sejam priorizados. Precisamos que todos estejam envolvidos”, disse Misael.

Segundo o secretário, a intenção é que, até o final do ano, o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário passe por uma revisão. E ele acredita que é por meio dos debates necessários à elaboração dos planos de gestão que surgirão as contribuições de cada secretaria para a nova versão. A secretária-geral do CJF, Eva Maria Ferreira Barros, deu o primeiro passo solicitando a cada secretário que elabore seu plano de gestão, com apoio da SDI, ressaltando a importância desse trabalho para o aprimoramento institucional.

Apenas com o CEJ, estão previstas de 4 a 6 reuniões, a fim de levantar informações sobre os produtos e serviços da área. Esse material servirá de subsídio na elaboração do planejamento da unidade.

Como tudo começou

A elaboração e a gestão do Planejamento Estratégico da Justiça Federal foram instituídas pela Resolução 70/90, do Conselho Nacional de Justiça. O Planejamento Estratégico foi traduzido em painéis (Mapa Estratégico, Objetivos, Indicadores e Metas) para a Justiça Federal e o Conselho da Justiça Federal, conforme modelo especificado na gestão estratégica por meio da metodologia do Balanced Scorecard – BSC.