Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Fevereiro > Comitê do Planejamento Estratégico da JF discute plano de ação para 2013

Comitê do Planejamento Estratégico da JF discute plano de ação para 2013

publicado 04/02/2013 14h45, última modificação 11/06/2015 17h04

Começou nesta segunda-feira, dia 04/02, no Conselho da Justiça Federal (CJF), reunião do Comitê Técnico do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, integrado pelos representantes de gestão estratégica do CJF e dos cinco Tribunais Regionais Federais. O objetivo do encontro é discutir ações em andamento referentes à gestão e execução do Planejamento Estratégico da Justiça, as Metas Nacionais do Poder Judiciário Federal e a preparação para a reunião do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, que será realizada no mês em curso.

A reunião, que acontece até amanhã, dia 05/02, faz parte das ações para execução e gestão do Planejamento Estratégico da Justiça Federal e do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação da Justiça Federal para o período de 2010 a 2014, aprovadas por meio da Resolução CJF 194, de julho de 2012.

Estão sendo tratados os trabalhos em curso referentes ao ciclo de monitoramento da estratégia, ao portfólio de projetos estratégicos da Justiça Federal, às recomendações para a gestão estratégica da JF, às ações nacionais coordenadas pelo CJF, ao plano de comunicação da estratégia, entre outros.

Como tudo começou

A elaboração e a gestão do Planejamento Estratégico da Justiça Federal foram instituídas pela Resolução CJF 69/09, em cumprimento à determinação contida na Resolução 70/09, do Conselho Nacional da Justiça. O Planejamento Estratégico foi traduzido em paineis (Mapa Estratégico, Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas) para a Justiça Federal, Conselho da Justiça Federal e para cada Tribunal Regional Federal, conforme modelo especificado na gestão da estratégia por meio da metodologia do Balanced Scorecard - BSC.

Posteriormente, o CNJ editou a Resolução 90, de 29 de setembro de 2009, recomendando aos órgãos a manutenção de um planejamento estratégico de Tecnologia da Informação, alinhado às diretrizes estratégicas de cada instituição e do Poder Judiciário.

Por meio das Resoluções CJF 96/09 e 103/10, foram aprovados, respectivamente, o Planejamento Estratégico da Justiça Federal para o período de 2010/2014, consolidando os planejamentos estratégicos aprovados, por atos próprios, pelo Conselho e pelos TRFs, e o Planejamento Estratégico do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal.

Ainda em 2010, iniciada a execução da estratégia da Justiça Federal, algumas dificuldades apontaram para a necessidade da revisão do planejamento estratégico, buscando uma versão mais sistêmica e factível de execução. A solução foi unificar os 7 mapas da Justiça Federal, de modo que os órgãos regionais e o Conselho da Justiça Federal somem esforços para o alcance da estratégia por meio do desdobramento das metas nacionais em metas regionais e de programas e projetos estratégicos.

O processo de revisão, conduzido pelo Comitê Técnico de Planejamento Estratégico da Justiça Federal, gerou o Painel Estratégico da Justiça Federal e de Tecnologia da Informação, aprovados pela Resolução CJF 194/2012, de 20 de julho de 2012, divulgados no endereço eletrônico www.jf.jus.br/bpm.