Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Janeiro > Via Legal apresenta edição especial dedicada às praias brasileiras

Via Legal apresenta edição especial dedicada às praias brasileiras

publicado 14/01/2013 13h55, última modificação 11/06/2015 17h04

Para milhares de brasileiros, verão é sinônimo de praia. Muita gente esteve ou ainda vai viajar para este que é um dos maiores patrimônios do país. A situação das praias espalhadas de norte a sul do Brasil é o tema desta edição do Via Legal.  Na série retrospectiva 2012, o programa recorda histórias que fizeram do nosso litoral, um tema recorrente nos tribunais.

A ocupação irregular desse espaço público está entre os principais motivos de denúncias. Em São Francisco do Itabapoana, no norte do Rio de Janeiro, a dor de cabeça foi provocada por quiosques à beira mar. Em Cidreira, no litoral gaúcho, as dunas perderam espaço para condomínios fechados. Já no Rio Grande do Norte, o alvo da fiscalização foi a tentativa de  construir um hotel de luxo em área de preservação.

O programa recorda ainda as principais fontes de contaminação da água do mar. A constatação é que o país tem um longo caminho pela frente se quiser acabar de vez com os vazamentos de óleo que ameaçam o equilíbrio marinho. Muitas vezes, nem a imposição de multas pesadas impede os acidentes, como mostrou Denise Moraes. Já no nordeste, os danos são provocados pela negligência do Estado que ainda descarta esgoto diretamente no oceano, sem nenhum tratamento. Juliano Domingues acompanhou a tentativa de punir os responsáveis pela prática em Pernambuco.

Ainda direto de Pernambuco, tem uma iniciativa inédita que permitiu a reprodução de um ecossistema que estava ameaçado de extinção. Uma área de mangue destruída para a ampliação de um porto foi totalmente transplantada para outro terreno. Juliano Domingues explica como foi possível tirar essa solução do papel. 

Nara Sarmento esteve em Santa Catarina para mostrar um espetáculo raro, a apresentação de baleias francas. Os animais, que já foram perseguidos por caçadores da região, hoje têm  proteção garantida. Em 2012, o projeto esteve ameaçado por causa de questões burocráticas, mas uma decisão judicial garantiu a manutenção da iniciativa. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

16 de janeiro – quarta-feira 21h30
19 de janeiro – sábado 18h30
21 de janeiro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA
19 de janeiro - sábado 07h

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)

20 de janeiro – domingo 6h