Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Julho > Via Legal traça um raio-x de um crime bárbaro: o tráfico de seres humanos

Via Legal traça um raio-x de um crime bárbaro: o tráfico de seres humanos

publicado 30/07/2013 12h30, última modificação 11/06/2015 17h04

Uma estimativa alarmante: segundo a Organização das Nações Unidas, o tráfico de seres humanos já fez 2,4 milhões de vítimas em todo o mundo. Um dado que reflete o tamanho do desafio das autoridades responsáveis pelo combate a esse tipo de crime. O Via Legal dessa semana é dedicado ao tema. O programa mostra quais as práticas mais comuns, o perfil dos criminosos e as providências que podem reduzir o número de casos.

 

Em uma das reportagens, Erica Resende explica que, embora o tráfico envolva a exploração sexual, o trabalho escravo e a remoção de órgãos, apenas a primeira modalidade está prevista na legislação brasileira. Esse tipo de omissão foi uma das conclusões de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a realidade nacional. Uma das propostas - já em discussão no Congresso Nacional - é ampliar as punições, equiparando o delito ao tráfico de armas e drogas.

 

Viviane Rosa traçou um raio x do trabalho escravo no país. Quem lida com o problema não tem dúvidas de que o Brasil avançou no combate à prática, mas ainda há muito o que ser feito para evitar que homens e mulheres sejam mantidos em condições análogas à escravidão. Seja no campo ou na periferia das grandes cidades, o fato é que muitos empregadores ainda ignoram as regras e os direitos dos funcionários. Para agravar a situação, a impunidade continua sendo regra em boa parte dos casos.

 

O programa também apresenta dados envolvendo a exploração sexual de brasileiras. A maioria deixa o país por acreditar em falsas promessas de altos salários no exterior. Neste caso, um dos grandes desafios da polícia é vencer o silêncio das vítimas. De acordo com o Ministério da Justiça, entre 2005 e 2011, cerca de duas mil brasileiras foram traficadas.

 

Em outra reportagem, Edna Nunes aborda casos em que a intenção dos criminosos é a remoção de órgãos. Um esquema descoberto no Recife levou à prisão médicos, enfermeiros e aliciadores. A estimativa é que 47 moradores da cidade tenham viajado até a África para vender um rim. Nem a pena, que pode chegar a 20 anos de cadeia, foi suficiente para intimidar os traficantes.                                        

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com   

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

 

31de julho – quarta-feira 21h30

02 de agosto – sexta-feira 12h30

05 de agosto – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

03 de agosto - sábado 07h

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

 

04 de agosto – domingo 6h