Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Junho > Interferência da mídia nos julgamentos será tema de debates em seminário

Interferência da mídia nos julgamentos será tema de debates em seminário

publicado 17/06/2013 18h50, última modificação 11/06/2015 17h04

“Em que termos o julgamento do ‘Mensalão’ contribuiu para a consolidação de uma parceria entre a Imprensa e o Poder Judiciário? A ampla cobertura do caso incrementou a democratização do acesso à informação jurídica?”. Os questionamentos fazem parte da tese de doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da advogada da União e jornalista Priscila Seifert, que será apresentada em palestra no Seminário Transparência na Justiça Federal: alcance e limites, nesta quinta-feira (20). O primeiro painel do Seminário, às 9h15, tratará do tema “Casos judiciais de grande repercussão e influência da mídia/opinião pública nos julgamentos”. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever no local.

Participam da mesa de debates sobre esse assunto o ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, o juiz federal Artur César de Souza, o advogado e jornalista Paulo Roque Khoury e Priscila Seifert. O painel será presidido pelo ministro do STJ Og Fernandes. O seminário é promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), com o objetivo de promover a reflexão e a formação de massa crítica a respeito da transparência, seus limites e alcance e seu papel como instrumento da comunicação institucional no âmbito da Justiça Federal.

A abertura do evento, às 9h, será feita pelo ministro Humberto Martins, do STJ, representando o corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, ministro Arnaldo Esteves Lima. O segundo Painel, às 11h30, tratará do tema “A Lei de Acesso à Informação e a Transparência”, com a presença de especialistas que farão um balanço do primeiro ano da LAI. O painel conta com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, do presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Inácio Magalhães Filho, e do pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, Fabiano Angélico. O painel será presidido pelo ministro Ricardo Villas-Bôas Cueva, do STJ.

À tarde, o evento será voltado à discussão de temas relacionados à inserção institucional na internet e as formas de ampliar a transparência nesse meio. Às 14h30, realiza-se o terceiro painel do Seminário, sobre o tema “A Infraestrutura de Dados Abertos e o Governo Aberto”. Os painelistas são a Diretora de Programas da Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Barbuda Fernandes Chaves, a Diretora da InnovaGestão, Neide De Sordi, e a Diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Lenora de Beaurepaire Schwaitzer. O presidente da Mesa será o diretor da Escola de Magistratura da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Mairan Maia.

O quarto painel, às 15h40, tratará do tema “Comunicação nas Redes Sociais: Novos Desafios”, e contará com a presença do professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em Markting Digital, Nino Carvalho e do assessor da Coordenadoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça e responsável pelo Facebook do tribunal, Murilo Laureano Pinto. O painel terá como presidente de Mesa a desembargadora federal Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

No último painel do seminário, será debatido o tema “O Papel da Comunicação Organizacional na Promoção da Transparência”, tendo como painelistas a coordenadora geral do Departamento de Internet da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Marcia Maria Pachaly, a diretora de treinamentos da Agência Oficina da Palavra, Miriam Moura, a coordenadora de Jornalismo do Centro de Produção da Justiça Federal, Dione Tiago, e a Assessora de Comunicação 

Social do Conselho da Justiça Federal, Roberta Bastos. Preside a mesa e encerra o evento o desembargador federal Sérgio Schwaitzer, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

O evento é destinado a jornalistas, assessores de comunicação social, magistrados, dirigentes e servidores da Justiça Federal, acadêmicos e estudiosos do assunto, membros do Ministério Público, da Advocacia e da comunidade jurídica e membros dos poderes públicos em geral. O auditório do CJF é localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES) – Trecho 3,  Pólo 8, Lote 9 -  Brasília (DF). Mais informações pelo telefone (61) 3022-7071.