Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Junho > Reunião avalia planejamento estratégico da Justiça Federal

Reunião avalia planejamento estratégico da Justiça Federal

publicado 04/06/2013 18h45, última modificação 11/06/2015 17h04

A secretária-geral e demais secretários do Conselho da Justiça Federal (CJF), juntamente com secretários e diretores-gerais dos tribunais regionais federais (TRFs) se reuniram nesta segunda-feira (3/6), na sede do CJF, em Brasília, para avaliar o Planejamento Estratégico da Justiça Federal. Os participantes do encontro debateram o andamento das ações deliberadas na última reunião, realizada no dia 15 de abril, como as adequações da Resolução 69/2009 – que dispõe sobre as diretrizes básicas para elaboração e gestão do Planejamento Estratégico da Justiça Federal; os planos de gestão das unidades judiciárias e administrativas, as deliberações sobre os projetos nacionais e o Plano Diretor da Tecnologia da Informação (PDTI).

Também foram discutidas a gestão da estratégia, a visão geral e análise dos desempenhos regionais e do Conselho, bem como a proposição de ações e as perspectivas de recursos para suporte dos processos internos. O grupo também debateu as metas nacionais e das corregedorias para 2013. Durante a reunião, os diretores-gerais dos TRFs apresentaram os levantamentos iniciais dos resultados dos principais indicadores do planejamento estratégico, informando quais metas foram superadas e as que ainda não foram atingidas. Entre os indicadores avaliados, estava a taxa de congestionamento de processos e os resultados da pesquisa de clima organizacional. 

O secretário de Desenvolvimento Institucional do CJF, Misael Guerra Pessoa de Andrade, que coordena o Comitê Técnico de Planejamento Estratégico da Justiça Federal, ressaltou a necessidade de avaliar a qualidade dos produtos e serviços contemplados nos projetos estratégicos. “A partir da visão dos clientes internos e externos, podemos avaliar o que precisa ser mudado em cada produto e serviço”, afirmou.

Com relação aos planos de gestão das unidades judiciárias e administrativas, os dirigentes deliberaram sobre a elaboração de uma metodologia e de um plano de gestão da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, bem como sobre a sua discussão no âmbito do Comitê Técnico. Já sobre os projetos nacionais da Justiça Federal, os participantes da reunião trataram da situação de cada um deles. Até o momento, dois já estão em fase de desenvolvimento. O primeiro diz respeito à implantação de uma solução integrada de gestão de dados gerenciais da JF – cujo escopo ainda está sendo definido – e o outro que aborda o Processo Judicial Eletrônico, o qual prevê etapas de regulamentação, formação de equipes para instalação e capacitação de magistrados, servidores e usuários.