Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Maio > Parceria entre CJF e Ajufe permitirá realização de eventos de capacitação

Parceria entre CJF e Ajufe permitirá realização de eventos de capacitação

publicado 22/05/2013 12h35, última modificação 11/06/2015 17h04

 

Atividades de ensino, pesquisa, editoração, informação e realização de eventos do interesse da Justiça Federal são as possíveis ações conjuntas que se tornam possíveis com a celebração de acordo de cooperação entre o Conselho da Justiça Federal (CJF) e a Associação Nacional dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O acordo foi assinado nesta terça-feira (21) pelo presidente do CJF, ministro Felix Fisher, o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF, ministro Arnaldo Esteves Lima, e o presidente da Ajufe, desembargador federal Nino Oliveira Toldo.

 

“Ao longo de sua história, a Ajufe tem servido como estratégico polo de interlocução entre este Conselho e a Magistratura Federal e, dessa forma, a cooperação técnica ora pactuada entre esses dois órgãos traduz-se em mais um instrumento potencializador dessa interlocução, capaz de atender a contento ao objetivo comum de promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos magistrados federais e da Justiça Federal com um todo”, afirmou o ministro Fischer na ocasião.

 

O ministro observou que a parceria entre o CJF, por intermédio do Centro de Estudos Judiciários, e a Ajufe, é antiga e já resultou na realização conjunta de diversos eventos de grande relevo, a exemplo do Fórum de Direito Previdenciário e do Seminário sobre os Dez Anos de Funcionamento dos Juizados Especiais Federais, realizados no ano passado. “Ciente do alto prestígio do Centro de Estudos junto à comunidade jurídica nacional, não posso ter outras senão as melhores expectativas em relação a esta conjugação de esforços”, exclamou o presidente do CJF.

 

Para o ministro Arnaldo Esteves Lima, o acordo é um instrumento que propicia o trabalho conjunto, com a finalidade de buscar sempre o aperfeiçoamento da Magistratura Federal e dos servidores. “A providência é altamente expressiva para esse propósito”, assinalou o ministro.

 

Já o desembargador federal Nino Toldo expressou sua “imensa alegria” em assinar o acordo, que segundo ele é uma clara demonstração da harmonia e união de propósitos entre o CJF e a Ajufe, “para que tenhamos uma Justiça Federal melhor e juízes mais bem preparados”.

 

As ações a serem realizadas em virtude do acordo serão estabelecidas a cada evento, mediante plano de trabalho específico, com a definição das responsabilidades e atribuições dos partícipes e o prazo a ser cumprido. A partir de sua assinatura, tanto o CJF quanto a Ajufe deverão desenvolver trabalhos conjuntos de pesquisa e ensino sobre temas jurídicos de interesse dos juízes federais, bem como colaborar na realização de palestras, seminários, conferências, encontros nacionais e internacionais, entre outros.