Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Maio > Via Legal destaca danos e consequências jurídicas do tráfico de animais

Via Legal destaca danos e consequências jurídicas do tráfico de animais

publicado 06/05/2013 17h00, última modificação 11/06/2015 17h04

Apesar do rigor da legislação que prevê pena de até três anos de prisão, o Brasil ainda está no topo da lista quando o assunto é tráfico de animais silvestres. Em 2012, por exemplo, foram mais de 14 mil apreensões. As consequências desse crime para a natureza e também para os autores é um dos destaques do Via Legal dessa semana. Erica Resende mostra o desfecho de uma operação realizada pela Polícia Federal na capital paulista. Cerca de 20 pessoas foram parar no banco dos réus. 

Ainda sobre o tema, o programa recorda exemplos de práticas criminosas como as rinhas, que também levaram os responsáveis aos tribunais. Em Recife, foi preciso uma ordem da Justiça para que uma arena usada nas competições fosse fechada.

O programa também trata de um problema recorrente em todo o país: a deficiência no atendimento oferecido pelas empresas de telefonia. Quem procura os chamados call centers precisa ter paciência. São tantas as reclamações que, no Nordeste, a Justiça Federal tem determinado a abertura de postos físicos de atendimento. Juliano Domingues explica o alcance e os objetivos da medida que agradou a maioria dos consumidores.

Direto do Rio de Janeiro, Bernardo Menezes fala da resistência de empresas que operam na bolsa de valores a uma imposição do governo. Por ordem da Comissão de Valores Mobiliários, ligada ao Ministério da Fazenda, essas unidades devem tornar públicos os salários dos principais diretores. A medida tem como objetivo a transparência e pretende estender à iniciativa privada princípios que já são regra na esfera pública. O caso chegou à Justiça, que manteve a regra de transparência.

Outro assunto abordado nessa edição é um projeto de reinserção social colocado em prática no sul do país. Jovens que cumpriram medidas sócio-educativas depois de cometerem crimes como assaltos e furtos têm a chance de ingressar no mercado de trabalho Marcelo Magalhães acompanhou uma turma de adolescentes que, além de cumprir expediente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, também está aprendendo a profissão de garçom. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com     

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

08 de maio – quarta-feira 21h30

11 de maio – sábado 18h30

13 de maio – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

11 de maio - sábado 07h

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

12 de maio – domingo 6h