Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Março > Via Legal: cobertura do SUS nem sempre é suficiente para casos de doenças raras

Via Legal: cobertura do SUS nem sempre é suficiente para casos de doenças raras

publicado 18/03/2013 12h00, última modificação 11/06/2015 17h04

 

O Via Legal desta semana destaca a luta de brasileiros para garantir o acesso ao tratamento de saúde adequado. Medicamentos modernos, indicados para casos de doenças raras, muitas vezes não são fornecidos pelo governo. De São Paulo, Erica Resende acompanhou a história de dois irmãos que recorreram à Justiça para receber de graça um remédio que custa R$25 mil. Eles são vítimas da Polineuropati Amiloidóica, uma mutação genética que pode levar à morte. 

 

A Justiça também tem sido o caminho encontrado por brasileiros que não conseguem receber pensão por morte em caso de união estável. A lei prevê a concessão do benefício, mas o segurado precisa apresentar documentos que comprovem essa condição. Provas testemunhais não costumam ser aceitas pelo INSS, mas o entendimento tem sido diferente quando a concessão desse direito é discutida nos tribunais. Juliano Domingues mostra um exemplo que vem de Recife, em Pernambuco. 

 

O programa também fala de um direito da mulher que ainda tem sido ignorado. Por lei, a partir do oitavo mês de gravidez, toda estudante pode optar pela licença domiciliar e ficar três meses estudando em casa. Viviane Rosa conta a história de uma universitária de Minas Gerais que decidiu brigar nos tribunais depois de ter o benefício negado pela faculdade. 

 

No sul do país, a discussão envolve a cobrança de pedágios. O governo gaúcho quer criar uma empresa pública para administrar todas as rodovias estaduais, mas antes terá de enfrentar as concessionárias que hoje controlam as estradas. Marcelo Magalhães explica que, na região de Carazinho, a intenção do poder público era antecipar o fim do contrato. A decisão gerou uma disputa jurídica que ainda não chegou ao fim.  Hoje, o Rio Grande do Sul tem cerca de trinta praças de pedágio. 

 

Ainda sobre o assunto, o Via Legal relembra que a instalação de pedágios em perímetro urbano sempre foi motivo de muita discussão. Em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro, os moradores precisavam pagar pedágio para circular dentro da cidade. Já em Mairiporã, na grande São Paulo, os motoristas decidiram levar o caso aos tribunais para impedir a construção de uma praça de cobrança na entrada do município.

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com     

 
 

 
 
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
 

TV JUSTIÇA

 

20 de março – quarta-feira 21h30

23 de março – sábado 18h30

25 de março   – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

23 de março - sábado 07h

 

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

 

24 de março – domingo 6h