Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Novembro > Ministro Gilson Dipp representa CJF no VII Encontro Nacional do Judiciário

Ministro Gilson Dipp representa CJF no VII Encontro Nacional do Judiciário

publicado 14/11/2013 09h40, última modificação 11/06/2015 17h04

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Gilson Dipp, participará do VII Encontro Nacional do Judiciário, que será promovido em Belém (PA), nos próximos dias 18 e 19 de novembro. O ministro representará o presidente do STJ e do CJF, ministro Felix Fischer. No encontro, os presidentes dos 91 tribunais do País vão definir a Estratégia Judiciária, que irá nortear as atividades do Poder Judiciário de 2015 até 2020.

Cabe ao CJF a coordenação do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, por intermédio de um Comitê Gestor e de comitês técnicos. No encontro serão aprovadas as metas nacionais para 2014, será feita a avaliação da Estratégia Nacional e aprovados os macrodesafios para o período 2015/2020.

Os macrodesafios estabelecem as linhas prioritárias de atuação que devem ser perseguidas pelos tribunais em suas ações e projetos, na garantia de melhorias no atendimento ao cidadão. O Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da Justiça Federal está desenvolvendo atividades para alinhamento da estratégia da Justiça Federal aos macrodesafios definidos para o Poder Judiciário a partir de 2015.

O Planejamento Estratégico do Judiciário para o período 2015-2020 vai definir as prioridades para seis anos de gestão, o que possibilitará aos tribunais se organizarem melhor para a definição de metas e ações. O atual Planejamento Estratégico teve duração de cinco anos, com vigência até 2014. 

A proposta de Planejamento Estratégico 2015-2020 foi construída por representantes de tribunais de todos os ramos da Justiça, a partir da edição da Portaria n. 138 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou a Rede de Governança Colaborativa do Judiciário.  

Na programação do VII Encontro, está prevista a exposição dos presidentes dos tribunais superiores, oportunidade na qual o ministro Dipp irá apresentar a situação dos planejamentos estratégicos do STJ e da Justiça Federal. Em seguida serão apresentadas palestras  temáticas sobre Gestão do Poder Judiciário, Confiança na Justiça e O Desafio da Alocação de Recursos na Prestação de Justiça. Na sequência, serão realizadas reuniões setoriais para definição das metas para 2014 e macrodesafios para o período 2015/2020. Ao final, será realizada mesa para anúncio das metas nacionais e macrodesafios, consolidados.