Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Novembro > Projeto do CEJ/CJF conquista 3º lugar na Mostra de Trabalhos do Poder Judiciário

Projeto do CEJ/CJF conquista 3º lugar na Mostra de Trabalhos do Poder Judiciário

publicado 27/11/2013 18h50, última modificação 11/06/2015 17h04

O projeto “Publicações do CEJ para dispositivos móveis (Prodim)” conquistou o terceiro lugar na categoria “Tecnologia da Informação” da 12ª Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário, idealizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e realizada este ano no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A premiação ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, em Manaus.

A iniciativa dirigida à comunidade jurídica consiste na disponibilização de todas as publicações – revistas, coleções seriadas do CEJ, manuais etc – do Centro de Estudos do Judiciário do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), a partir deste ano, em formato ePub/eBook, ideal para visualização em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Os responsáveis pelo projeto são os servidores Helder Marcelo Pereira e Edgar Gomes de Melo Júnior, da equipe de Editoração do CEJ.

Segundo Helder, o modelo de visualização de publicações do CEJ é pioneiro em todo o Judiciário. “Não tem nenhum outro tribunal fazendo isso. Portanto, essa é uma conquista e também um reconhecimento do trabalho de toda a equipe. A nossa satisfação é poder levar esses produtos para o nosso público, que é formado principalmente por magistrados, estudantes de Direito e advogados”, comentou o servidor que é chefe da Seção de Programação Visual e Arte-Final do Centro de Estudos, que também acrescentou que considera importante os servidores do Conselho e da Justiça Federal participarem desse tipo de evento, divulgando e partilhando seus projetos bem sucedidos.

De acordo com o servidor, o projeto já começa a dar resultados, como o aumento no número de visitas ao Portal do Conselho da Justiça Federal (www.cjf.jus.br), onde estão disponibilizados os arquivos das publicações do CEJ. Em setembro, foram realizados mais de 95 mil acessos e 1,6 mil downloads. Já em outubro, um mês depois da iniciativa entrar em vigor, foram identificados 321 mil acessos e 2,6 mil downloads. “Verificou-se, em testes realizados nos dispositivos móveis, que o tempo médio de download é menor que 35 segundos. Os arquivos são leves e carregam rapidamente”, informou Helder Marcelo Pereira.

Promoção do conhecimento

O CEJ/CJF desenvolve estudos, pesquisas, programas educacionais e outros serviços de informação jurídica voltados para o aprimoramento da Justiça Federal. Suas pesquisas contribuem para a solução de problemas que afetam a instituição. Suas publicações, cursos e seminários promovem, divulgam, atualizam e fomentam o conhecimento na área jurídica e administrativa.

A equipe de Editoração é responsável pelo programa editorial, que tem a finalidade de fomentar o aperfeiçoamento de servidores e magistrados, permitindo o intercâmbio de conhecimentos na área jurídica e judiciária. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo, está a publicação da Revista CEJ, das Séries Monografias do Cej, das Pesquisas do CEJ e dos Cadernos do CEJ, além de outras consideradas relevantes para a Justiça Federal.

Mostra de Trabalhos

A Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário é um espaço democrático em que todos os tribunais, membros e servidores do Poder Judiciário podem divulgar suas experiências bem sucedidas que fizeram a diferença para o jurisdicionado, seja na área judicial, seja na administrativa. O formato do evento compreende a inscrição e a seleção de trabalhos, após avaliação por comissão especialmente formada para este fim, tendo como principal quesito de aferição os resultados alcançados com a implementação do projeto.