Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Outubro > Campanha de combate ao câncer de mama ilumina o prédio do CJF de rosa

Campanha de combate ao câncer de mama ilumina o prédio do CJF de rosa

publicado 07/10/2013 19h30, última modificação 11/06/2015 17h04

O Conselho da Justiça Federal (CJF) também aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento mundial pela conscientização do combate ao câncer de mama. Por isso, ao longo do mês de outubro, o prédio do Conselho estará todo iluminado de Rosa em apoio à campanha. São 31 dias dedicados à conscientização, com ações do Ministério da Saúde sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, o prédio Central do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional também estão iluminados com luzes cor-de-rosa. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.