Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Setembro > CEJ/CJF realiza Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para assessores e servidores

CEJ/CJF realiza Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para assessores e servidores

publicado 03/08/2013 17h10, última modificação 11/06/2015 17h04

Teve início nesta terça-feira dia (3/9), o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O evento, que segue até sexta-feira, 6/9, é uma iniciativa do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com o Ministério da Justiça. Inserido no Programa Nacional de Capacitação no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), o treinamento tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos servidores que são assistentes diretos dos juízes federais que atuam nas varas especializadas no combate ao crime de lavagem de dinheiro, bem como dos assessores dos desembargadores Federais dos Tribunais Regionais Federais que lidam com a matéria.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa, disse na abertura do evento que o treinamento é um investimento na capacitação dos servidores e também mais uma etapa do processo de reestruturação das varas. “O intuito é que os servidores tenham uma visão global, pois, uma vez que atuam como assessores nas varas especializadas que julgam crimes de lavagem de dinheiro, é necessário que conheçam bem o assunto”, disse.

A ocasião, segundo ele, é mais uma possibilidade de ajustar a gestão dessas varas, com a finalidade de produzir maior produtividade e eficiência ao seu funcionamento. “É necessário que todos conheçam como é o trabalho do sistema e que tenham noção dessa realidade e desse universo porque, somente assim, a prestação jurisdicional como um todo acontecerá com maior efetividade. Esperemos que, com o término desse treinamento, todos os servidores e assessores aqui presentes saiam com o conhecimento e a visão mais ampla sobre esse importante tema que integra o sistema jurídico nacional, para que haja no futuro um resultado ainda mais satisfatório”, ressaltou Jorge Costa. 

De acordo com o delegado Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do MJ, o programa surgiu como cumprimento de uma das metas da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com a tarefa de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. “O curso de hoje foi ajustado para os servidores da Justiça Federal. Ele oferece uma maior compreensão das principais ferramentas utilizadas ao combate ao crime de lavagem de dinheiro. Com ele, vocês  saberão um pouco mais sobre o assunto e poderão incorporar esse conhecimento em seu dia a dia”, comentou.