Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Setembro > Obras na Seção Judiciária da Bahia contam com ajuda de servidor do CJF

Obras na Seção Judiciária da Bahia contam com ajuda de servidor do CJF

publicado 24/09/2013 11h30, última modificação 11/06/2015 17h04

 

Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, o Assessor de Gestão de Obras do Conselho da Justiça Federal (CJF), Lúcio Castelo Branco, esteve na Seção Judiciária da Bahia – SJBA para tratar de questões relacionadas à construção do novo edifício Anexo III.  Aproveitando a ocasião, foi efetuada visita a cidade de Feira de Santana (BA) para avaliar as obras de construção do prédio que abrigará a nova sede da Subseção Judiciária. A visita do servidor ocorreu após o presidente do CJF, ministro Felix Fischer, autorizar o pedido de colaboração enviado pelo diretor do Foro da Bahia, juiz federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes.

 De acordo com o ofício enviado ao Conselho, era necessário, primordialmente, realizar estudo técnico para resolver um problema relacionado à construção do edifício Anexo III. A Seção Judiciária estaria enfrentando dificuldades porque a empresa vencedora da licitação para executar a obra estava prestes a solicitar a rescisão do contrato, alegando que o projeto licitado era inexequível. Conforme estudo efetuado pela engenharia do CJF, o projeto original do Anexo III previa uma estrutura em concreto armado extremamente robusta, de difícil execução e acima das necessidades reais da SJBA.

 Na avaliação do engenheiro do CJF, a proposta arquitetônica apresentada pela ASEGO ao diretor do Foro da Bahia, contemplando algumas alterações nas plantas originais do novo edifício, incluindo a implantação de elevador para serviço e transporte de cargas, permitiu que fosse definido outro modelo estrutural, mais convencional e de fácil execução. Lucio Castelo Branco – que é servidor do CJF há 20 anos e engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Piauí – executará, também, o novo cálculo estrutural da edificação.

Para os magistrados e servidores da Seção Judiciária da Bahia, agora, com os novos projetos fornecidos pelo CJF, a obra do edifício Anexo III, a ser iniciada brevemente, suprirá a falta de espaço físico e permitirá aos jurisdicionados da SJBA um melhor atendimento as suas demandas. Além disso, estima-se que, com a mudança da concepção estrutural da edificação, haja uma redução dos custos com este item em torno de 40%.

 Com relação ao novo edifício-sede da Subseção Judiciária de Feira de Santana, informa o Assessor do Conselho que a obra encontra-se em fase de acabamento e deverá ser inaugurada brevemente.  Faltam apenas alguns ajustes pontuais nos elementos de arquitetura e os testes finais nas instalações prediais.

O engenheiro do CJF elogiou os profissionais de engenharia da Justiça Federal do estado que o acompanharam na visita. “Eles realizam um serviço de excelência”, declarou.

 

Fonte:CJF