Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Setembro > Via Legal mostra riscos e os cuidados na hora de comprar de gás de cozinha

Via Legal mostra riscos e os cuidados na hora de comprar de gás de cozinha

publicado 03/09/2013 16h45, última modificação 11/06/2015 17h04

A regra é clara: a responsabilidade pela qualidade e, principalmente, pela segurança do gás de cozinha vendido ao consumidor final é tanto dos distribuidores quanto dos revendedores. Mas, apesar da norma, não são raros os casos em que as grandes empresas do setor tentam se livrar da obrigação. Erica Resende explica o que diz a legislação e em que casos é possível levar os responsáveis ao banco dos réus.

Outro assunto abordado nesta edição é o movimento de ex-funcionários da antiga Superintendência de Campanhas de Saúde (Sucam) que denunciam a falta de assistência por parte do poder público. Durante anos, eles usaram o inseticida DDT, um produto altamente perigoso usado para combater pragas e que acabou banido do mercado. Os trabalhadores apresentam laudos médicos que comprovam a intoxicação e pedem na Justiça Federal a responsabilização do Estado.  A reportagem é de Viviane Rosa.

Direto do Rio de Janeiro, Bernardo Menezes mostra o drama de um mecânico que precisou brigar nos tribunais para recuperar parte do prejuízo decorrente da compra de um apartamento. O imóvel leiloado pela Caixa Econômica Federal estava ocupado e o antigo mutuário garantiu o direito de continuar morando no local.

O programa também fala de acessibilidade. No sul do país, uma universidade foi condenada por ter desrespeitado a reserva de vagas para deficientes no momento de convocar os aprovados nos exames. Marcelo Magalhães detalha a decisão judicial que deixou claro: não basta prever a reserva de vagas no edital do concurso. É preciso, cumprir a norma.

As regras do programa de financiamento estudantil, o Fies, também são destaque nesta edição. Edna Nunes mostra o caso de uma universitária de Pernambuco (Recife) que teve o pedido de renovação do contrato negado pela instituição bancária. Por causa de uma dívida antiga, ela estava com o nome na lista de inadimplentes.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com   

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

04 de setembro – quarta-feira 21h30

06 de setembro – sexta-feira 12h30

09 de setembro – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

07 de setembro - sábado 07h

TV BRASIL 

(Brasília – canal 02)

08 de setembro – domingo 6h