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CJF terá diagnóstico sobre gestão do conhecimento

publicado 14/04/2014 12h00, última modificação 11/06/2015 17h04

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará diagnóstico da situação atual da institucionalização da gestão do conhecimento no Conselho da Justiça Federal (CJF). No último dia 31 de março, as pesquisadoras do instituto, Veruska da Silva Costa e Diana Leite Nunes dos Santos, reuniram-se com representantes das secretarias do CJF para apresentarem a pesquisa “Gestão do Conhecimento na Administração Pública. O que mudou no período 2004-2014”. Os secretários terão um prazo de 60 dias para responderem a dois questionários, cujas respostas serão consolidadas e enviadas ao Ipea.

 

O objetivo do Ipea, com essa pesquisa, é avaliar a situação atual da institucionalização da gestão do conhecimento em órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito federal, com foco na implementação de práticas e no grau de explicitação e formalização da GC.

 

Com a realização desse estudo, o instituto espera identificar os significados possíveis a serem atribuídos aos conceitos de práticas de GC, a explicitação e a formalização e o grau de maturidade em GC. Também pretende demonstrar quais as implicações do uso dos significados encontrados para a avaliação da situação atual da implementação da GC na administração pública federal brasileira e detectar eventuais avanços no período analisado.

 

De acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa serão úteis aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a definição de políticas e estratégias de gestão do conhecimento, em especial às instituições pesquisadas, porque podem servir de subsídio na implementação da GC.

 

Esta, segundo o Ipea, é a segunda edição da pesquisa, que irá avaliar o que mudou no período entre 2004 (quando o Ipea realizou a primeira edição da pesquisa) e 2014, comparando as iniciativas de GC identificadas em 2004 com aquelas registradas em 2014. Na segunda edição, a pesquisa investigará a situação de 100 instituições públicas.

 

O coordenador-geral da pesquisa é o doutor em Ciência da Informação e técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Fábio Ferreira Batista, sendo que Veruska Costa será a coordenadora-adjunta.

 

O primeiro questionário contém questões relativas ao perfil da organização, a práticas de gestão do conhecimento utilizadas e ao grau de explicitação e formalização da GC. O segundo questionário avaliará o grau de maturidade na implementação da GC.

 

Veruska Costa explica que a gestão do conhecimento é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro

 

De acordo com ela, a implementação da GC na administração pública visa promover a aprendizagem individual e organizacional e aumentar a capacidade de realização, tanto do indivíduo quanto da equipe, da organização e da sociedade como um todo, promovendo a produção coletiva do conhecimento. Além disso, previne a perda do conhecimento devido à aposentadoria, promove a inovação de processos e serviços e melhora a qualidade dos serviços prestados à população. O conhecimento, assim, pode ser reutilizado sempre que necessário, e compartilhado, em um clima colaborativo.

 

O método de implementação de GC proposto pelo Ipea para a administração pública brasileira consiste nas etapas de diagnóstico, planejamento – quando serão definidas a visão, os objetivos, as estratégias, priorizados os projetos, definidas as práticas e a estrutura de governança, sensibilizadas as pessoas e elaborado o plano de gestão – e desenvolvimento, quando será escolhido, implementado e avaliado um projeto piloto. Na última etapa, a GC será efetivamente implementada.