Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Abril > Corregedoria-Geral da JF avalia resultados de inspeções na 1ª e na 5ª Regiões

Corregedoria-Geral da JF avalia resultados de inspeções na 1ª e na 5ª Regiões

publicado 29/04/2014 19h25, última modificação 11/06/2015 17h04

Um breve resumo dos relatórios das inspeções realizadas nos Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 5ª Regiões (TRF1 e TRF5) foi apresentado pelo então corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima, durante a última sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF), realizada em Brasília. Na ocasião, o ministro avaliou o desempenho das cortes e fez observações para o aperfeiçoamento das atividades.

O TRF1, com sede no Distrito Federal, foi inspecionado no período de 16 a 25 de setembro de 2013. Já o TRF5, com sede no Recife, recebeu a equipe da Corregedoria de 18 a 25 de março deste ano. Os trabalhos de inspeção incluíram visitas a diversas unidades administrativas e judiciárias, bem como o levantamento de dados estatísticos para identificar pontos de convergência e divergência. A atividade também verificou funcionamento e produtividade de cada Tribunal.

Para o ministro corregedor, o propósito desse trabalho é orientar e impulsionar a gestão produtiva dos órgãos da Justiça Federal. “A inspeção não se ateve simplesmente à tarefa de apontar problemas, mas buscou elaborar um diagnóstico da situação geral dos tribunais, quanto a alguns aspectos importantes, para orientar a discussão das soluções respectivas. Um dos principais entraves à boa gestão processual é a falta ou a má distribuição dos recursos humanos pelas diversas unidades jurisdicionais”, comentou o ministro Arnaldo Esteves Lima.