Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Agosto > CEJ/CJF promove em setembro encontro de juízes das varas de lavagem de dinheiro

CEJ/CJF promove em setembro encontro de juízes das varas de lavagem de dinheiro

publicado 28/08/2014 15h29, última modificação 11/06/2015 17h04

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove, em 25 e 26 de setembro, mais um Encontro de Juízes Federais das Varas Especializadas no Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Contra o Sistema Financeiro Nacional, desta vez em Curitiba (PR), no auditório da Seção Judiciária do Paraná. De acordo com o coordenador científico do evento, juiz federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Jorge Costa, a principal motivação é  proporcionar um fórum de discussão permanente entre os juízes que atuam nessas varas, para que eles tenham a oportunidade de trocar experiências.

Ele explica ainda que o encontro contará com uma parte mais científica, composta por palestras sobre temas relacionados à lavagem de dinheiro ou aos crimes contra o Sistema Financeiro, e outra na qual os juízes se reunirão com o ministro corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, Humberto Martins, para discutir questões referentes ao funcionamento das varas especializadas. Nessa edição, também será feita homenagem ao vice-presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Gilson Dipp, um mentores dessas varas.

A abertura do evento será feita pelo ministro Humberto Martins. Além de ser homenageado, o ministro Dipp irá proferir a conferência inaugural do encontro, sobre “O papel das varas especializadas no julgamento de crimes de lavagem e contra o Sistema Financeiro Nacional no cenário da macrocriminalidade econômica: Avanços e Desafios”.  Em seguida, o ministro do STJ Néfi Cordeiro profere palestra sobre o tema “Aspectos controvertidos da nova lei de lavagem de dinheiro”. Haverá ainda apresentação do Projeto de Bens Apreendidos e Confiscados na América Latina (BIDAL), do Banco Mundial, por um representante do Ministério da Justiça.

O evento é restrito a magistrados federais e especialistas convidados.