Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Agosto > Especialista em conservação e restauração visita coleção de obras raras da Biblioteca do CJF

Especialista em conservação e restauração visita coleção de obras raras da Biblioteca do CJF

publicado 08/08/2014 11h15, última modificação 11/06/2015 17h04

O secretário do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), Reinaldo de Souza Couto Filho, e a equipe da Biblioteca do órgão receberam, na tarde desta quinta-feira (7), a chefe do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos do Superior Tribunal de Justiça (Lacor/STJ), Solange Brito. Durante a visita técnica, a especialista fez uma breve avaliação do estado da coleção de obras raras e recomendou aos servidores responsáveis pela área a restauração e higienização de todo o material.

Na oportunidade, o secretário do CEJ ressaltou a iniciativa pioneira do corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Humberto Martins, em dar tratamento adequado às obras antigas da Biblioteca. “O ministro Humberto Martins sempre foi amante dos livros e do saber. Ao assumir o CEJ, ele listou como uma de suas prioridades dar a devida atenção ao nosso acervo bibliográfico”, lembrou.

A chefe do Lacor/STJ também parabenizou a equipe do CJF pela iniciativa. Segundo ela, as obras ainda não estão recebendo o tratamento mais adequado e, por isso, sugeriu que seja feita a higienização e a restauração completa de todo o acervo. “Essa parceria com o STJ tem exatamente a intenção de buscar soluções”, destacou. A especialista explicou que a contaminação por insetos e a variação climática são os principais problemas que costumam afetar acervos recebidos por doação, prática adotada pela maioria dos órgãos públicos.

A ideia dessa cooperação entre o CEJ/CJF e o STJ surgiu após uma vista do ministro Herman Benjamin, membro efetivo do CJF, ao ministro diretor do Centro de Estudos.