Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Agosto > Secretária-geral do CJF e secretário do CEJ participam da abertura do II Encontro Nacional de Formação de Servidores

Secretária-geral do CJF e secretário do CEJ participam da abertura do II Encontro Nacional de Formação de Servidores

publicado 15/08/2014 19h20, última modificação 11/06/2015 17h04

A secretária-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Eva Maria Ferreira Barros, e o secretário do Centro de Estudos Judiciários do CJF, Reinaldo de Souza Couto Filho, participaram nesta quarta-feira (13), da mesa de abertura do II Encontro Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário e o 6º Fórum de Educação a Distância, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no auditório do CJF. Na ocasião, a secretária-geral do CJF ressaltou a importância de consolidar políticas de formação e aperfeiçoamento dos servidores do Judiciário. 

“A complexidade da atividade jurisdicional exige a sofisticada, avançada e contínua formação do quadro funcional”, disse a secretária-geral, apontando como “medida extremamente salutar” o advento da Resolução n. 192/2014, do CNJ, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário. “Este ato normativo tem o grande mérito de alinhar os princípios e objetivos relacionados à formação e ao aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário ao planejamento estratégico da instituição”, observou. 

Já o secretário do CEJ/CJF enalteceu a busca da “melhor capacitação, tanto para servidores quanto para magistrados”, salientando que “nada é mais pertinente do que capacitar essa peça-chave do Judiciário”, que é o servidor. “Não fazemos nossa história sozinhos. O servidor caminha de mãos dadas com o magistrado”, pontuou.

Também participaram da mesa de abertura os conselheiros do CNJ, membros da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, Guilherme Calmon, Saulo Bahia, Rubens Curado e Flavio Portinho Sirângelo. 

Rubens Curado ressaltou o “trabalho colaborativo e compartilhado” que resultou na Política de Formação de Servidores. O conselheiro Saulo Casali agradeceu a hospitalidade do CJF e manifestou a expectativa de que o encontro traga um avanço na construção da Política de Formação. Flávio Sirângelo disse esperar que esse II Encontro tenha o mesmo entusiasmo que o primeiro e resultados mais profícuos. Por fim, o conselheiro Guilherme Calmon considerou “simbólica” a presença unânime de todos os integrantes da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, realçando a importância do encontro para a consolidação da Política de Formação.

O encontro, promovido pelo CEAJud (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário), será realizado até sexta-feira (15/8), na sede do  CJF. O evento vai tratar da Resolução n. 192/2014, além de discutir objetivos, metas e indicadores do Plano Estratégico de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores.