Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Agosto > Via Legal mostra consequências jurídicas da greve de policiais em Pernambuco

Via Legal mostra consequências jurídicas da greve de policiais em Pernambuco

publicado 12/08/2014 11h31, última modificação 11/06/2015 17h04

 

            Durante dois dias, moradores de Recife e de cidades próximas à capital pernambucana viveram momentos de terror provocados pela falta de segurança. O episódio que aconteceu  durante a greve de policiais militares, é um dos assuntos desta edição do programa Via Legal. Alessandro Moura traz o desfecho de um processo judicial aberto contra as entidades que representam os grevistas. É que, para garantir a ordem, a União precisou enviar homens da Força Nacional de Segurança. Como consequência, o poder público pediu o ressarcimento dos gastos, estimados em R$ 1 milhão.

 

            O programa também trata de uma questão polêmica, que aguarda a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF). O impasse tem, de um lado, estudantes de Medicina e médicos residentes e, do outro,  pacientes que recorrem ao direito de privacidade para impedir a presença desses profissionais durante os procedimentos. Marcelo Magalhães explica quais são as questões envolvidas no caso que interessa, principalmente, quem busca atendimento em hospitais universitários.

 

            Direto de São Paulo, Erica Resende relata a reação do Conselho Regional de Farmácia que tenta obrigar lojas de produtos naturais a manter um profissional  em tempo integral na empresa.  O caso foi parar na Justiça, que limitou a exigência aos casos em que a loja comercializa produtos industrializados.  Por essa regra, as ervanarias que se dedicam apenas à venda de plantas medicinais, não precisam ter um farmacêutico entre os funcionários.

 

            Outro destaque desta edição são as dificuldades enfrentadas por pessoas que têm visão monocular para conseguir exercer o direito ao passe livre. A norma garante a gratuidade no transporte coletivo, mas não inclui as viagens interestaduais. Uma limitação que acaba prejudicando milhares de brasileiros. Eliane Wirthmann acompanhou um caso que só foi resolvido quando chegou aos tribunais.

 

            Adeílton Oliveira discute um problema sério que pode, inclusive, ameaçar a continuidade do programa de geração de energia nuclear no Brasil. O país foi denunciado por não dar o destino correto e seguro aos resíduos produzidos pelas usinas de Angra I e II. Trata-se de um lixo extremamente tóxico, que há mais de três décadas vem sendo descartado de forma improvisada.

 

             O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.programavialegal.blogspot.com e www.youtube.com/programavialegal.

 

 

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

13 de agosto – quarta-feira 21h30

15 de agosto – sexta-feira 12h30

18 de agosto – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

17 de agosto - domingo 6h30

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

 

17 de agosto - domingo 6h