Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Fevereiro > Conselho da Justiça Federal homenageia conselheiro Newton de Lucca

Conselho da Justiça Federal homenageia conselheiro Newton de Lucca

publicado 14/02/2014 11h40, última modificação 11/06/2015 17h04
 
“De trato ameno, cordial, competente, o nosso homenageado muito contribuiu para os trabalhos deste Colegiado”. Com estas palavras, o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima, homenageou, em nome do presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Felix Fischer, e dos demais membros, o conselheiro Newton de Lucca, que participou da sua última sessão do CJF como membro efetivo.
 

O ministro Arnaldo Esteves destacou as principais passagens do “brilhante currículo” de Newton de Lucca e ressaltou a conceituada carreira dele no magistério, o que o consagrou como “um dos mais notórios expoentes do nosso Direito Comercial”, afirmou o corregedor-geral. Dentre os cargos exercidos ao longo da carreira do atual presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, estão o de diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; o de membro da Academia Paulista de Magistrados e da Academia Paulista de Direito e o de vice-presidente do Instituto Latino-americano de Direito Privado.

O bacharel, mestre e doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da universidade de São Paulo (USP), Newton de Lucca, também teve uma carreira ativa no magistério, lecionando na própria USP, nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito dessa universidade, além de outras instituições de ensino conceituadas.

Para agradecer a homenagem dos colegas e se despedir do Colegiado, o desembargador ressaltou a dualidade de sentimentos. “Ambiguidade, sim, porque experimento, a um só tempo, sentimentos de alegria e de tristeza, de proximidade e de distanciamento, de natural serenidade e de arrebatadora emoção... Com efeito, o que há, de um lado, é o alívio reconfortante do dever cumprido, a lembrança de doce convivência ao longo de dois anos, a certeza de um aprendizado seguro e duradouro... De outro, o que vislumbro, é a saudade que há de ficar de tudo isso: a sensação da irremediável perda do companheirismo verdadeiramente exemplar; das inolvidáveis lições de Direito e de Administração Pública, hauridas de preciosos votos”, ressaltou o homenageado.

Quem assumirá a vaga de Newton De Lucca como membro efetivo é o desembargador federal Fábio Prieto de Souza, que em breve tomará posse como presidente do TRF3.

Confira aqui íntegra do discurso.

Leia também as palavras do ministro Newton de Lucca