Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Janeiro > Via Legal relembra o drama de brasileiros que lutam por tratamento médico

Via Legal relembra o drama de brasileiros que lutam por tratamento médico

publicado 10/01/2014 11h15, última modificação 11/06/2015 17h04

Ao longo do ano, o Via Legal mostrou decisões importantes, tomadas pela Justiça Federal, que tiveram impacto na vida de milhões de brasileiros. A luta por moradia, por acessibilidade, pelo direito de exercer a profissão e até por tratamento médico, sem dúvida, ocuparam as manchetes do programa. Exatamente por isso, esses foram os temas escolhidos para a série retrospectiva 2013, que começa a ser exibida nesta edição.

Nesta semana, o assunto é saúde. Você vai rever o esforço incansável de pessoas que precisam de medicamentos caros e, muitas vezes, inacessíveis. Viviane Rosa mostra o exemplo de vítimas da HPN, uma doença rara que diminui a expectativa de vida. O único remédio capaz de controlar os sintomas custa muito caro e não tem sequer autorização para ser vendido no Brasil.

De São Paulo, Erica Resende relembra a luta de dois irmãos que também precisaram brigar nos tribunais para terem acesso a um tratamento ainda indisponível no Brasil. Os dois são vítimas de uma mutação genética que afeta os neurônios e compromete os movimentos dos braços e das pernas.

O programa desta semana também recorda a vitória de um dependente químico que conseguiu se livrar do vício. Desesperada, a família do rapaz decidiu brigar nos tribunais para que o Estado pagasse a internação do jovem em uma clínica particular. A reportagem reacende a discussão sobre o desafio do poder público de controlar a epidemia do crack.

O repórter Bernardo Menezes fala sobre a frustração de pacientes que se submetem a testes com novos medicamentos. Muitas vezes, o tratamento é bem sucedido, mas acaba sendo interrompido quando a pesquisa é concluída. No Rio, um homem que luta contra um câncer recorreu à Justiça para continuar tendo acesso ao novo remédio. Já no sul do país, Marcelo Magalhães relembra o caso de um laboratório estrangeiro, que foi condenado a manter o tratamento oferecido a uma criança vítima de uma doença grave.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com   

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

01 de janeiro – quarta-feira 21h30

03 de janeiro – sexta-feira 12h30

06 de janeiro – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

05 de janeiro - domingo 06h30

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

05 de janeiro - domingo 6h