Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Janeiro > Via Legal discute impasses envolvendo trabalhadores e órgãos de classe

Via Legal discute impasses envolvendo trabalhadores e órgãos de classe

publicado 14/01/2014 06h49, última modificação 11/06/2015 17h04
 
 

As disputas por mercado de trabalho e as interferências dos conselhos de classe são o tema da terceira retrospectiva de 2013. Uma das reportagens mostra a vitória do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grade do Sul que conseguiu barrar a contratação de professores que não passaram pela universidade. Marcelo Magalhães mostrou o impasse que por pouco não suspendeu um concurso da secretaria estadual de Educação. O edital exigia que os candidatos apresentassem apenas a confirmação de que havia concluído a licenciatura plena, típica da formação do magistério. Já a entidade de classe, não abria mão da formação específica.

 

Direto de Recife, Edna Nunes mostrou a reação de enfermeiras que estavam sendo impedidas de trabalhar por não terem o registro no órgão de classe. A entidade exigia a apresentação do diploma para conceder o documento, mas as recém-formadas só tinham o certificado de conclusão do curso. O problema foi resolvido com uma ordem judicial.

 

O programa também recorda a reação que levou o criador de um site especializado em contabilidade ao banco dos réus. Ele foi acusado de exercer a profissão de forma ilegal e precisou provar que oferecia apenas uma assessoria destinada a resolver serviços mais simples. O pedido do órgão de classe é para que o site Contador Amigo fosse tirado do ar.

 

Os valores cobrados anualmente de profissionais como médicos e advogados é outro assunto abordado nesta edição. Bernardo Menezes mostrou a reação de algumas pessoas que conseguiram reduzir o tamanho da conta. Por lei, há um limite para as cobranças, mas muitas vezes, a regra só é respeitada quando a questão é levada aos tribunais.

 

Viviane Rosa detalhou a decisão judicial que liberou músicos profissionais de se apresentarem mesmo sem ter registro na entidade de classe. O assunto é polêmico e já chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos aspectos considerados no julgamento foi o fato de a atividade não representar perigo à sociedade.

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com   

 

Horários de exibição


Horários de exibição


TV JUSTIÇA

 

15 de janeiro – quarta-feira 21h30

 

17 de janeiro – sexta-feira 12h30

 

20 de janeiro – segunda-feira 21h30

 

 

 

TV CULTURA

 

19 de janeiro - domingo 06h30

 

 

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

 

19 de janeiro - domingo 6h