Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Julho > Via Legal mostra consequências da falta de tratamento de esgoto em Pernambuco

Via Legal mostra consequências da falta de tratamento de esgoto em Pernambuco

publicado 07/07/2014 16h19, última modificação 11/06/2015 17h04

A legislação é clara: cabe ao poder público coletar e tratar o esgoto produzido pela população. Não é, no entanto, o que ocorre em muitas cidades brasileiras. O Via Legal desta semana discute o tema a partir do exemplo de Pernambuco. Um estudo mostrou que a maioria dos rios que cortam o estado está contaminada. Uma irregularidade grave que levou a empresa pública responsável pelo serviço ao banco dos réus. Alessandro Moura detalha a decisão judicial que determinou a recuperação das estações de tratamento. 

O programa também fala das dificuldades enfrentadas por servidores públicos para terem acesso à aposentadoria especial. O direito está previsto na Constituição, mas até hoje, 25 depois da aprovação da norma, ainda não foi regulamentado pelo Congresso Nacional. Adeilton Oliveira explica que, por causa dessa omissão do Legislativo, os interessados no benefício precisam recorrer aos tribunais. A reportagem mostra como o assunto tem sido tratado na Justiça e a expectativa de trabalhadores para se afastarem mais cedo das atividades.

Direto de Porto Alegre, Marcelo Magalhães mostra a batalha do marido e dos filhos de uma segurada do INSS para receber pensão por morte. A mulher morreu quando estava desempregada, mas continuava protegida pelo instituto por causa do período de graça. Mesmo assim, o pedido foi negado pela Previdência. Foi preciso uma ordem judicial para que os pagamentos fossem liberados. 

Ainda sobre as exigências do INSS para garantir direitos previstos em lei, Eliane Wirtmann explica como funciona o processo de revisão de benefícios como auxílio-doença. A  autarquia pode e deve suspender os pagamentos se a pessoa deixar de cumprir os requisitos. A realidade, no entanto, mostra que não são raros os casos em que, mesmo atendendo todas as regras, o segurado tem os depósitos suspensos.

O programa mostra ainda, o exemplo de um jovem paulista que superou a deficiência visual e se tornou juiz federal. Ele ficou cego aos 10 anos, depois de um acidente na escola, mas venceu os obstáculos da cegueira e foi aprovado em um dos concursos mais concorridos do país. A reportagem é de Erica Resende. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.programavialegal.blogspot.com e www.youtube.com/programavialegal.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

09 de julho – quarta-feira 21h30

11 de julho – sexta-feira 12h30

14 de julho – segunda-feira 21h30

TV CULTURA

13 de julho - domingo 6h30

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

13 de julho - domingo 6h

Fonte: CJF