Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Junho > Ministro Humberto Martins prestigia Jornada de Direito Processual Civil

Ministro Humberto Martins prestigia Jornada de Direito Processual Civil

publicado 09/06/2014 09h00, última modificação 11/06/2015 17h04

 

 

O ministro Humberto Martins, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), abriu nesta quinta-feira (5) a IV Jornada de Direito Processual Civil, promovida pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf). Em seu pronunciamento, o ministro elogiou a organização da Jornada, que buscou mesclar grandes nomes da advocacia, da magistratura federal e da academia. Essa composição heterogênea, para o ministro, demonstra que não somente os professores têm a contribuir com o projeto de Código de Processo Civil, mas também aqueles que aplicam essas normas. “Por vezes, chego a me perguntar como um professor de Direito Processual pode lecionar a sua matéria sem dialogar com a Advocacia, com o Ministério Público e com a Magistratura. Vejo, hoje, a resposta: é impossível, e a presente Jornada ratifica a minha posição”, afirmou o ministro.

A busca pela evolução das normas jurídicas, no entendimento do corregedor-geral, é uma atividade sistêmica, cuja soma dos esforços representa algo além das partes isoladas. Com o tema “O projeto do novo CPC em debate”, o evento está sendo realizado na sede da Esmaf, em Brasília, e reúne mais de 50 juízes federais de todas as 14 unidades da Federação vinculadas à Justiça Federal da 1ª Região. Juntamente com o ministro, compuseram a mesa de abertura o desembargador federal João Batista Moreira, diretor da Esmaf, o desembargador federal Reynaldo Fonseca, coordenador do Sistema de Conciliação da 1.ª Região (SistCon) e coordenador científico da Jornada, e o desembargador federal Aluisio Gonçalves Mendes, do TRF da 2ª Região.

Fonte: ASCOM/CJF