Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Junho > Presidente do CJF e do STJ abre palestra sobre Governança Pública e o TCU

Presidente do CJF e do STJ abre palestra sobre Governança Pública e o TCU

publicado 25/06/2014 08h30, última modificação 11/06/2015 17h04

 

O presidente Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, destacou em sua palestra Governança Pública e o TCU que uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país. O evento foi realizado na tarde desta terça (24), no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e faz parte do programa Aprimore, que visa instituir o modelo próprio de gestão por competências do STJ. O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do STJ, ministro Felix Fischer, realizou a abertura da palestra e elogiou a atuação do TCU no país e sua importância para a Administração Pública. “Sem o monitoramento e sem a governança preconizados pelo TCU, logo se instala a corrupção”, destacou Fischer.

 

Para o ministro Nardes, sem uma governança forte, a Administração Pública não entrega serviços de qualidade para o cidadão. “A dignidade do cidadão não depende de governo A ou B. É um compromisso que supera a questão política”, afirmou.

 

O presidente do TCU apontou os enormes desafios de fiscalizar as contas públicas no Brasil. Atualmente, o PIB brasileiro é calculado em R$ 4,8 trilhões e a Previdência Social consome cerca de R$ 620 bilhões por ano. “O TCU tem tido um papel importante para aprimorar o sistema. No Bolsa Família, por exemplo, um programa essencial para a inclusão social, identificamos algumas dezenas de milhares de fraudes. Alertamos aos governos para que providências fossem tomadas”, lembrou.

 

Outra iniciativa importante foi o “retrato” do ensino médio no país. “Chegamos a resultados preocupantes. No Sudeste, a região mais rica do país, apenas 52% dos jovens se formam. É essencial cobrar melhores resultados e uma aplicação mais racional dos recursos”, alertou Nardes. Para ele, a melhoria da educação é essencial para o desenvolvimento sustentável do país.

 

Ele concluiu destacando que o TCU tem feito um grande investimento em tecnologia e qualificação de pessoal para aprimorar o monitoramento. “À medida que a sociedade, o governo e a tecnologia se sofisticam, temos que acompanhar uma demanda crescente para coletar, relacionar e processar informações. Esse trabalho é a essência da governança”, declarou o ministro.

 

Além do presidente Felix Fischer, estiveram presentes na conferência os ministros Benedito Gonçalves, Nancy Andrighi  e Moura Ribeiro.

 

 

 

Fonte: ASCOM/STJ