Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Junho > Via Legal destaca a luta de algumas mulheres para conseguir se de dedicar aos filhos

Via Legal destaca a luta de algumas mulheres para conseguir se de dedicar aos filhos

publicado 17/06/2014 07h10, última modificação 11/06/2015 17h04

Para a maioria das mulheres, conseguir conciliar os compromissos profissionais com os cuidados aos filhos é um desafio e tanto. Na edição desta semana, o programa Via Legal destaca histórias de mães que precisaram recorrer aos tribunais para garantir o direito de ficar ao lado das crianças. Em uma das reportagens, Eliane Wirtmann detalha o drama de quem tem filhos com síndrome de Down. A realidade mostra que não são raros os casos em que a mãe precisa deixar o trabalho. Mas há exceções. Em Brasília, uma servidora pública recebeu o aval da Justiça Federal para reduzir a jornada de trabalho.

 

Na outra reportagem sobre o tema, Erica Resende conta a trajetória de um casal que adotou duas meninas. A mulher só conseguiu tirar os quatro meses de licença-maternidade depois de uma ordem judicial. É que, por lei, nos casos em que a criança adotada tem mais de um ano, o afastamento do responsável deve ser de apenas 30 dias. No julgamento, pesou a necessidade de adaptação entre mãe e filhas e a importância desse contato na consolidação do novo núcleo familiar. 

 

O programa também trata de direitos previdenciários. Marcelo Magalhães esteve em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para mostrar mais uma luta de parentes de vítimas do incêndio na Boate Kiss. São pessoas que além do sofrimento provocado pela perda, ainda são obrigadas a conviver com a falta de ajuda financeira. Nos casos em que os pedidos de pensão foram negados pelo INSS, a alternativa tem sido acionar a Justiça Federal. Uma doceira que perdeu dois filhos na tragédia de janeiro de 2013, foi uma das primeiras beneficiadas.

 

Em época de Copa do Mundo, o Via Legal apresenta uma polêmica envolvendo o futebol brasileiro. Um ex-atleta que teve suspenso o pagamento de uma pensão especial briga para voltar a receber a ajuda do Estado. O benefício foi criado em 2012 e é destinado aos jogadores das seleções campeãs de 1958, 1962 e 1970. Paulo Cesar Caju acusa o INSS de desconsiderar a sua realidade financeira na hora de avaliar se ele tem ou não direito ao pagamento mensal. A reportagem é de Adeilton Oliveira.

 

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.programavialegal.blogspot.com e www.youtube.com/programavialegal.

 

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

18 de junho – quarta-feira 21h30

20 de junho – sexta-feira 12h30

23 de junho – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

22 de junho - domingo 6h30

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

22 de junho - domingo 6h