Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Maio > CJF recepciona novos membros na sessão desta segunda-feira (26)

CJF recepciona novos membros na sessão desta segunda-feira (26)

publicado 26/05/2014 19h40, última modificação 11/06/2015 17h04

O Conselho da Justiça Federal (CJF), na sessão realizada nesta segunda-feira (26), recepcionou três novos membros: o novo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Humberto Martins; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; e o desembargador federal Cândido Ribeiro – que recentemente assumiu a Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Antes do início da sessão, o presidente do CJF, também presidente do STJ, ministro Felix Fischer, falou sobre a trajetória de cada um dos novos membros, bem como desejou sorte e sucesso para eles nessas novas funções. “Estou certo de que este Conselho terá os seus trabalhos notadamente enriquecidos com a presença de Vossas Excelências. Sintam-se muito bem acolhidos e sejam bem-vindos”, declarou.  

Novos membros

Ministro Humberto Martins: natural de Maceió (AL), o ministro tomou posse no dia 23 de abril no cargo de corregedor-geral da Justiça Federal. Antes, porém, já era membro efetivo do Conselho. É formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. 

Iniciou sua carreira na advocacia, mas também foi membro do Ministério Público e, em seguida, desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça em 2006. Atualmente, também é vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam).

Ministro Herman Benjamin: nascido em Catolé do Rocha (PB), o ministro era membro suplente do CJF e agora assume como efetivo. É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre pela Universidade de Illinois (EUA). Começou suas atividades profissionais no Ministério Público do Estado de São Paulo. 

Já atuou como conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e foi membro da Comissão de Juristas da ONU sobre crimes contra o meio ambiente. Também se tornou ministro do STJ em 2006. Como docente, exerce os cargos de professor-visitante das faculdades de Direito das Universidades do Texas e de Illinois, entre outras instituições.

Desembargador federal Cândido Ribeiro: eleito presidente do TRF1, é natural de São Luís (MA). Iniciou sua carreira como assessor da Secretaria de Administração do Estado do Maranhão e também exerceu a função de promotor de justiça. Ingressou na magistratura em 1987, na Seção Judiciária do Maranhão. Também foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. 

Foi nomeado desembargador federal do TRF1 em 1996, onde já atuou como corregedor regional e coordenador dos Juizados Especiais Federais. Exerce ainda o cargo de vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf).