Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Maio > Sessão solene marca abertura de inspeção do CJF no TRF4

Sessão solene marca abertura de inspeção do CJF no TRF4

publicado 12/05/2014 18h00, última modificação 11/06/2015 17h04

“A inspeção é uma atividade rotineira que tem uma função preventiva, orientadora, com o objetivo de realizar uma radiografia nos Tribunais Regionais Federais (TRFs) para buscar soluções e, também, aprender, compartilhando as boas práticas que certamente encontraremos no TRF4”.

Com estas palavras, o ministro corregedor-geral da Justiça Federal, Humberto Martins, declarou abertos os trabalhos de inspeção no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A cerimônia aconteceu nesta tarde (12/5), em sessão solene no Plenário do tribunal. A inspeção vai até o dia 23/5.

O presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, salientou a importância do trabalho da Corregedoria do Conselho da Justiça Federal (CJF) no TRF4 para o aperfeiçoamento da prestação do serviço jurisdicional.

“Um olhar externo sobre o nosso trabalho deve ser encarado como uma oportunidade de crescer e buscar a excelência, o que é uma característica marcante do TRF4, ao longo desses 25 anos, que são comemorados em 2014”, analisou Hirose.

O ministro corregedor também chamou a atenção para o aperfeiçoamento proporcionado pelas inspeções realizadas para “ um Judiciário célere e eficiente”. Martins disse que a missão da Corregedoria no TRF4 não é de “perseguição ou punição, ao contrário. É de unir esforços, corrigir rumos, se necessário, para tornar a justiça viável”, completou.

Para Martins, o “magistrado é um instrumento de transformação da sociedade e os servidores são fundamentais para esta transformação e para uma justiça mais eficiente”.

Ao apontar o TRF4 como “um exemplo dentro do Poder Judiciário”, o ministro garantiu também que todas as boas práticas encontradas no tribunal serão divulgadas e compartilhadas.

Inspeção 

A inspeção do CJF é um trabalho permanente e periódico da Corregedoria do CJF, que tem por objetivo fiscalizar, controlar e orientar os órgãos da Justiça Federal de 1º e 2ª graus. 

O procedimento é realizado pela equipe da Corregedoria do CJF nos TRFs do país, a cada dois anos, quando há troca de ministro corregedor. O TRF4 será o primeiro tribunal a ser inspecionado sob a coordenação do novo corregedor-geral, que assumiu a função no mês passado.

Na inspeção do TRF4, a equipe do CJF, coordenada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, é composta pelos desembargadores federais Luis Carlos Hiroki Muta e Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, do TRF3, pelos juízes federais Jorge Gustavo Serra Macedo Costa, auxiliar da Corregedoria do CJF, César Cintra Jatahy Fonseca, Hermes Gomes Filho e Itelmar Raydan Evangelista, da Justiça Federal da 1ª Região, e Walter Nunes da Silva Júnior, da 5ª Região, além de servidores que acompanham a inspeção. 

Fonte: TRF4