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Ascom/CJF coordena treinamento de mídia para novos magistrados da 5ª Região

publicado 10/03/2014 14h40, última modificação 11/06/2015 17h04

Com o objetivo de construir uma imagem institucional positiva, buscando minimizar ou até mesmo eliminar ruídos, mal-entendidos e lacunas na comunicação entre a Justiça Federal e seus diversos públicos, o Curso de Formação Inicial dos Magistrados Federais passou a contar, obrigatoriamente, com o módulo Comunicação social e Media Training, dedicado a discussões sobre o tema. O CJF, por meio da ASCOM, tem um papel relevante como coordenador dos treinamentos.

O primeiro treinamento nesses moldes foi realizado em Fortaleza, em agosto de 2013. Agora, a equipe da ASCOM voltou à 5ª Região, desta vez a Recife. Essa etapa da formação foi concluída na última semana de fevereiro e reuniu 22 magistrados. Além de palestras e visitas a órgãos de comunicação da cidade, os magistrados participaram de um treinamento prático no qual tiveram suas competências comunicacionais testadas em diferentes situações de interação com a mídia: entrevista coletiva, entrevista ao vivo em estúdio de TV, entrevista para rádio pelo telefone, entrevista para TV, e entrevista por e-mail para jornal impresso. A ideia é que os juízes analisem seu papel, como magistrados e porta-vozes da instituição, colaborando para organização adequada de suas estratégias de comunicação.

Cada magistrado participante é avaliado quanto à assertividade, objetividade, clareza, linguagem corporal, entre outros critérios. Eles recebem, após a realização do curso, um relatório mostrando quais são suas maiores qualidades comunicacionais e em que pontos devem aprimorar seu desempenho. 

À frente dessas atividades estão a assessora de Comunicação Social do CJF, Roberta Bastos; a coordenadora de Comunicação Impressa da Ascom/CJF, Adriana Dutra, e a coordenadora de Jornalismo do Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), Dione Tiago. “É muito importante qualificar os juízes para o relacionamento com os órgãos de imprensa e com as assessorias de comunicação social e, ao mesmo tempo, conscientizá-los quanto à importância da comunicação institucional da Justiça Federal e da construção de uma política de comunicação”, afirmou Adriana.