Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Março > Ministro Sebastião Reis representa diretor do CEJ/CJF na abertura do V Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal

Ministro Sebastião Reis representa diretor do CEJ/CJF na abertura do V Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal

publicado 27/03/2014 19h01, última modificação 11/06/2015 17h04

Foz do Iguaçu (PR) - O ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), representou o corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Arnaldo Esteves Lima, na abertura do V Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal, nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu (PR). “Trago um grande abraço do ministro Arnaldo Esteves Lima. Sou um eterno e grande incentivador de reuniões como esta”, disse o ministro Sebastião Reis. O evento está sendo promovido pelo CEJ/CJF com o objetivo de debater o aperfeiçoamento do Sistema Penitenciário Federal, que abrange quatro penitenciárias federais em todo o país.

O ministro afirmou ainda considerar “essencial que o juiz não se limite mais a permanecer no seu gabinete e a se relacionar com o mundo externo apenas através do processo”. O workshop está reunindo os principais atores envolvidos no Sistema Penitenciário Federal – juízes federais e estaduais, representantes do Departamento Penitenciário Federal (Depen), do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União – e, de acordo com o ministro, essa troca de ideias é muito importante. 

Conforme ressaltou o ministro, “a realidade processual é uma e a realidade fática é muito diferente”. Por isso, segundo ele, torna-se fundamental o conhecimento da realidade, para que o operador do Direito possa saber o que está sendo feito. “Em especial, sabermos para onde estamos encaminhando nossos condenados”, reforçou Sebastião Reis. Atitudes como esta, de acordo com o ministro, servem para aprimorar o ato de julgar. “Fico muito feliz de participar mais uma vez deste evento. É a terceira vez que participo desse workshop, e desta vez tenho oportunidade de participar de todos os momentos. Desejo uma boa jornada”, finalizou. 

Além do ministro Sebastião Reis, estavam presentes na mesa de abertura o presidente do STJ e do CJF, ministro Felix Fischer, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Tadaaqui Hirose, o coordenador científico do workshop e corregedor do presídio federal de Mossoró (RN), juiz federal Walter Nunes, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), desembargador federal Nino Toldo, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Nivaldo Brunoni, e a diretora do Sistema Penitenciário Federal, delegada Dominique de Castro Oliveira.