Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Março > Tadaaqui Hirose ressalta que workshop é oportunidade para conhecimento do Sistema Penitenciário Federal

Tadaaqui Hirose ressalta que workshop é oportunidade para conhecimento do Sistema Penitenciário Federal

publicado 27/03/2014 19h09, última modificação 11/06/2015 17h04

Foz do Iguaçu (PR) -  Na abertura do V Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal, nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu (PR), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Tadaaqui Hirose, deu as boas vindas aos participantes do evento, ressaltando que a oportunidade propiciava a todos conhecerem a realidade do Sistema Penitenciário Federal (SPF). O workshop,  uma promoção do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), reuniu os principais atores do SPF – juízes federais corregedores das penitenciárias, juízes estaduais, representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Defensoria Pública da União – para debaterem questões referentes à estrutura do sistema e propostas de melhorias.

De acordo com o presidente do TRF4, a questão das penitenciárias federais  é um desafio para o trabalho da Justiça Federal, que tem como responsabilidade exercer sua jurisdição sobre essas penitenciárias. “Todos sabemos dos desafios dessas penitenciárias, onde são abrigados os criminosos mais perigosos, com o intuito de isolá-los da cadeia de comando. São desafios que todos os juízes federais, principalmente os juízes da execução penal, tem enfrentado no dia a dia”, ressaltou o desembargador. 

Segundo ele, a troca de experiências proporcionada pelo workshop “é bem vinda e tem sempre resultados e bons frutos, para que a Justiça possa administrar e desenvolver os seus trabalhos também nessa área da execução penal”. 

Além do desembargador, estavam presentes na mesa de abertura o presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, o ministro do STJ Sebastião Reis, como representante do diretor do CEJ/CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteve Lima, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), desembargador federal Nino Toldo, o coordenador científico do evento e corregedor da penitenciária federal de Mossoró (RN), juiz federal Walter Nunes, o diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Nivaldo Brunoni, e a diretora do Sistema Penitenciário Federal, delegada Dominque de Castro Oliveira.