Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Setembro > Corregedoria-Geral da Justiça Federal conclui inspeção no TRF3

Corregedoria-Geral da Justiça Federal conclui inspeção no TRF3

publicado 03/09/2014 16h35, última modificação 11/06/2015 17h04

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Humberto Martins, encerrou nesta sexta-feira (29/8) a inspeção da Corregedoria-Geral da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em solenidade realizada no Pleno do tribunal, em São Paulo. Para o ministro, o objetivo da inspeção, realizada entre os dias 18 e 29 de agosto, é “tirar uma radiografia do tribunal buscando apresentar soluções para aprimorar cada vez a atividade jurisdicional do órgão, ressaltando boas práticas e apresentando caminhos para aperfeiçoar outras existentes”. E concluiu, “a inspeção tem um papel importante, que é dar o carimbo da certificação da qualidade”.

O ministro agradeceu a todos os que participaram da inspeção e a forma acolhedora com que o TRF3 recepcionou a todos. Ele apresentou um breve balanço e destacou o avanço observado no tribunal em relação às avaliações anteriores: “Estamos avançando positivamente. Estamos resolvendo problemas que foram detectados no passado e que agora já foram solucionados. Ainda identificamos algumas pequenas questões a serem consideradas, porém são críticas construtivas para que possamos nos aperfeiçoar cada vez mais”. 

O presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, ressaltou a importância da inspeção. “Recebemos esse trabalho com naturalidade porque pretendemos melhorar o serviço. É preciso ter um olhar externo sobre os nossos trabalhos, sobretudo da Corregedoria Geral. Nós temos muito entusiasmo em receber esse tipo de crítica para melhorar o serviço judiciário”. Ele destacou ainda a necessidade de desenvolver a liderança nos magistrados e elogiou o espírito de união presente hoje no TRF3 entre os desembargadores e servidores: “temos uma relação muito adulta e profissional e estamos muito empenhados em levar o serviço judiciário ao melhor patamar possível”.

A inspeção é um trabalho permanente e periódico da Corregedoria do CJF e tem por objetivo fiscalizar, controlar e orientar os órgãos da Justiça Federal de 1º e 2º graus. O procedimento é realizado pela equipe da Corregedoria do CJF nos TRFs do país, a cada dois anos.

Abertura

 Na solenidade de abertura dos trabalhos de inspeção, realizada no dia 18 de agosto, o ministro Humberto Martins havia reiterado que o papel da Corregedoria é mais preventivo que punitivo e que busca estimular a divulgação de boas práticas e a discussão de ideias. “Temos as nossas falhas, e temos que compreendê-las, por isso existem as correições, para aperfeiçoar, aprimorar, retificar e ao mesmo tempo trazer ideias”.

A credibilidade da Justiça, para o ministro, depende da participação ativa e da união de esforços entre a Advocacia, o Ministério Público e a Magistratura, com o mesmo pensamento, de contribuir para o engrandecimento da Justiça. Neste sentido, citou uma frase do jurista e poeta Tobias Barreto: “Os feitos dos grandes homens são como os hinos da pátria: quanto mais repetidos, mais admirados”. “E eu repito sempre que eu acredito no Judiciário. Se eu não acreditasse, não faria parte dele. Acredito muito na Advocacia. Se não acreditasse, não teria sido advogado por muitos anos. Acredito no Ministério Público. Se não acreditasse, não teria sido promotor de Justiça”, parafraseou o ministro.

Durante a inspeção, a Corregedoria-Geral formou, ao todo, treze equipes no tribunal, cada uma coordenada por um desembargador ou juiz federal e encarregada de inspecionar um grupo de gabinetes, seções ou secretarias.

Com a colaboração da Assessoria de Comunicação Social do TRF3