Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Dezembro (Novo) > Comitê Gestor do PJe apresenta panorama de implantação do sistema na Justiça Federal

Notícias

Comitê Gestor do PJe apresenta panorama de implantação do sistema na Justiça Federal

por publicado: 04/12/2015 16h45 última modificação: 22/02/2016 21h32

Com intuito de apresentar um panorama dos resultados e avanços obtidos em prol da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça Federal, o coordenador do Comitê Gestor do sistema no segmento, desembargador federal Paulo Sérgio Domingues, se reuniu nesta quinta-feira (3) com o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes.

Na ocasião, o corregedor da Justiça Federal ressaltou a importância da utilização de um sistema processual único em todo o Judiciário. “A decisão pelo PJe é um caminho sem retorno. Comprometo-me a defender junto ao Conselho Nacional de Justiça a priorização do desenvolvimento de funcionalidades que atendam às especificidades da Justiça Federal”, declarou o ministro.

Resultados

O coordenador do Comitê Gestor do PJe destacou que já existem mais de cinco milhões de processos tramitando pelo sistema, sendo que 164 mil deles são da Justiça Federal. De acordo com relatório entregue à Corregedoria da JF, atualmente, a 5ª Região é pioneira na implantação do processo eletrônico, com o maior número de processos totalmente virtuais e o de unidades judiciais operando no sistema. Entretanto, a versão do PJe utilizada pela Região ainda não é a mesma mantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contudo, segundo o desembargador Paulo Sérgio Domingues, as versões já caminham para unificação.

Já a 1ª e a 3ª Regiões da Justiça Federal começaram a implantar o PJe este ano. Conforme o relatório, até o momento, houve progresso rápido nesses regionais. A 1ª Região conta, atualmente, com 99 unidades judiciais de primeiro e de segundo graus utilizando o processo eletrônico. A 3ª Região, mesmo sendo a regional de implantação mais recente, possui 46 unidades judiciais operando no sistema e na versão mais atualizada do PJe. A expectativa é de que essas duas Regiões promovam uma grande expansão do processo eletrônico em 2016.

Leia aqui o relatório sobre a implantação do PJe.

Acesse aqui mais informações sobre o PJe na Justiça Federal.