Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Maio > Ministros se despedem do Colegiado do Conselho da Justiça Federal

Ministros se despedem do Colegiado do Conselho da Justiça Federal

publicado 04/05/2015 15h30, última modificação 07/10/2016 19h25

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, deixou no dia 27 de abril os cargos de corregedor-geral da Justiça Federal, de membro efetivo do Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF), de presidente da Turma Nacional de Uniformização (TNU) e de diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF). Também participaram de sua última sessão na condição de membros efetivos do CJF, os ministros do STJ Maria Thereza de Assis Moura e Herman Benjamin.

A Corregedoria-Geral e o assento do ministro Martins no Conselho, como os demais cargos vinculados a ele até então, passarão a ser ocupados pelo ministro do STJ Jorge Mussi. As outras duas vagas abertas serão destinadas aos ministros Og Fernandes e Luis Felipe Salomão. As alterações na composição respeitam o Regimento Interno do CJF.

Os três ministros que deixam o Conselho receberam placas em homenagem à contribuição dada por eles ao órgão e, no caso do ministro Humberto Martins, também à Corregedoria-Geral. O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Antônio César Bochenek, e o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcio Kayatt, presentes à sessão, destacaram o relevante trabalho dos ministros e relembraram votos que marcaram suas gestões.

Em resposta às homenagens, Humberto Martins agradeceu ao presidente Francisco Falcão pelo apoio dado à sua gestão: “Plantamos, colhemos e agradecemos”, disse ele. Agradeceu ainda à parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), à OAB, à Ajufe, aos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais e aos servidores da Corregedoria, do CEJ, da TNU e de todo o Conselho da Justiça Federal.

Ao ter a palavra, o ministro Herman Benjamin estendeu agradecimento a todos e afirmou que a experiência no CJF foi extremamente importante. Segundo ele, “não há experiência melhor do que aquela em que nós chegamos e saímos com um conhecimento maior”. A ministra Maria Thereza de Assis Moura, a exemplo de seus pares, ressaltou a experiência gratificante que viveu no órgão e concluiu: ”espero que os novos membros que assumam os nossos lugares consigam, com maior brilho ainda, representar o Superior Tribunal de Justiça no Conselho da Justiça Federal”.

Encerrando as homenagens, o presidente do STJ e CJF, ministro Francisco Falcão, registrou sua imensa satisfação em trabalhar ao lado dos três ministros. Nas palavras dele, os magistrados “abrilhantaram esse Conselho durante este período que aqui participaram e me ajudaram a cada vez mais melhorar a imagem do nosso Poder Judiciário, um Poder Judiciário mais célere, mais transparente e com menos despesas para os contribuintes, de modo que cada um de nós possamos nos orgulhar de pertencer a esse Judiciário brasileiro”.

registrado em: