Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Março > Presidentes de tribunais se despedem do CJF e recebem homenagens

Presidentes de tribunais se despedem do CJF e recebem homenagens

publicado 11/03/2015 17h28, última modificação 11/06/2015 17h04

Nesta segunda-feira (9), os conselheiros Sérgio Schwaitzer e Francisco Wildo Lacerda Dantas – respectivamente presidentes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e do Tribunal Regional da 5ª Região – se despediram do Conselho da Justiça Federal (CJF), do qual foram integrantes no biênio 2013-2015. Durante o encerramento da sessão de julgamentos do órgão, os desembargadores federais receberam placas de agradecimento e foram homenageados por suas atuações a frente do Colegiado.

O presidente do CJF, ministro Francisco Falcão cumprimentou os conselheiros, desejando-lhes sucesso na continuidade de suas carreiras. “Todos nós sabemos da transitoriedade de tudo na vida e, principalmente, dos cargos públicos que nos são atribuídos. Há os que passam e não deixam marca nenhuma e há os que contribuem para a sociedade. Os senhores marcaram suas presenças como conselheiros do CJF”, declarou.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek, falou em nome da classe da magistratura para saudar e elogiar a atuação dos dois desembargadores federais. “Nesses dois últimos anos, os dois conselheiros sempre foram muito solícitos em ouvir as associações, demonstrando altivez e compreensão. Isso mostra  grandeza e não poderíamos deixar de parabenizá-los”, comentou. 

Ao representar os advogados brasileiros na homenagem, o presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, se associou às declarações do presidente do CJF e da Ajufe. “Agradeço ao excelente desempenho dos desembargadores dos tribunais em defesa dos preceitos constitucionais”, disse.

Depois dos discursos, o presidente do TRF2, Sérgio Schwaitzer, falou que foi uma honra compor o Conselho. “Tivemos a felicidade de passar por várias fases deste órgão. O que eu posso falar desse período todo, desde antes da Constituição, é do empenho e da dedicação dos servidores do CJF, comprometidos com a causa da Justiça Federal. Falo isso com orgulho de fazer parte deste Conselho, principalmente porque a Justiça Federal serve de modelo para os demais tribunais”, salientou.

O presidente do TRF5, Francisco Wildo Lacerda Dantas, registrou o aprendizado obtido como conselheiro do órgão de cúpula da administração da Justiça Federal. “Testemunhei o esforço com que esse grupo trabalha pela unidade da Justiça Federal. Este é o órgão aglutinador da Justiça Federal. Penso que a lição maior que levo daqui é que todos os presidentes de tribunais defendem uma administração em prol da unidade, mas respeitando a autonomia. O futuro desta instituição será brilhante!”, desejou.

A placa de agradecimento foi entregue ao desembargador federal Sérgio Schwaitzer pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Humberto Martins. Já o presidente do TRF5, desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas, recebeu a homenagem das mãos do conselheiro e ministro Herman Benjamin.